Como havia prometido (leia aqui), a Lamborghini trouxe o clássico Countach de volta à vida. No entanto, trata-se de “apenas” uma homenagem ao modelo original, utilizando a base do Aventador, com soluções visuais que remetem ao clássico cupê. Ele usa um V12 com sistema híbrido leve para se locomover, pegando emprestadas soluções vistas em outros produtos, como o Sián (leia aqui). Serão feitas apenas 112 unidades, em alusão ao código do projeto que deu origem ao Countach de 1974.
Por tomar a base de fibra de carbono do Aventador, o renascido Countach – oficialmente, Countach LPI800-4 – tem muito do irmão, mas apela para componentes específicos a fim de remeter ao modelo original. Ele conta com faróis retangulares, apoiados por linhas horizontais no para-choque e no capô para lembrar o clássico. A traseira tem lanternas seccionadas, como no inspirador, e a cobertura do motor adota padrão parecido com o do cupê de 1974. Uma das várias diferenças fica para o teto com vidro fixo, que pode ter o nível de transparência alterado por um botão.
Para movê-lo, a Lambo escalou o conhecido 6.5 V12 a gasolina, capaz de entregar 780 cv. O motor elétrico opera como auxiliar, entregando 34 cv. Ele é ligado a uma rede de 48 volts e armazena a energia em supercapacitores. A energia total é de 814 cv, entregues às quatro rodas. O Countach vai de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e a 200 km/h em 8,6 s, alcançando 355 km/h.
As entregas do cupê começam no primeiro trimestre de 2022.