A Jeep divulgou as primeiras imagens do Commander, seu mais novo SUV nacional, que atuará acima do Compass. O modelo inédito será formalizado na semana que vem (leia aqui), mas já foi adiantado pela marca, após vazarem alguma fotos da carroceria – o interior já era conhecido (leia aqui). Como se esperava, ele tem forte inspiração no Grand Cherokee L, lançado na América do Norte em janeiro (leia aqui). A novidade deve chegar às ruas em setembro.
Derivado do Compass, o Commander tem carroceria alongada para abrigar os bancos extras no porta-malas. Apesar do parentesco, a Jeep disfarçou bem as semelhanças, aplicando no SUV maior uma dianteira completamente própria, com faróis envoltos por elementos cromados, grade específica e para-choques com soluções próprias. As laterais também são únicas, mas mantém a identidade ao utilizar um filete cromado para separar os vidros das colunas a e D e do teto. Por fim, a traseira adorna lanternas altas e estreitas, novamente remetendo ao Grand Cherokee L.
Pelas inscrições da carroceria, nota-se que o SUV adotará a nomenclatura Overland para sua variação mais equipada. Nela, o Commander terá o motor 2.0 Turbodiesel de estimados 200 cv, sempre com câmbio automático de nove marchas, além do apoio da tração 4×4 com reduzida. Ele também será vendido com o propulsor 1.3 Turbo Flex de 180/185 cv e caixa de seis relações.
Na versão mais cara, notam-se vários equipamentos diferenciados, como os faróis Full LED, a pintura em dois tons, as rodas grafite e as inscrições nas portas em bronze. Por tudo que a Jeep divulgou, nota-se também que ele terá controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência (AEB), assistente de baliza, leitor de placas, farol alto com acionamento automático e quadro de instrumentos digital. A versão de topo contará ainda com revestimento interno em preto e marrom.
Por seu posicionamento, o Commander deve ter preços na faixa entre R$ 220 mil e R$ 280 mil.