A segunda geração do Creta acaba de ser oficializada no mercado brasileiro. Com a apresentação, confirma-se o que já se sabia (leia aqui), como o visual trazido do homônimo russo, e o que se especulava, como a chegada do motor 1.0 Turbo nas opções de entrada. Ele deve conviver com a linhagem atual – algo que a Hyundai ainda vai detalhar -, por isso tem preços mais altos, entre R$ 107.490 e R$ 147.990. A pré-venda começa nessa quarta-feira (25), com entregas previstas já para a primeira quinzena de setembro.
No que diz respeito ao visual, o Creta tem uma reformulação significativa. Goste-se ou não, o design tem bastante personalidade, deixando de lado as soluções “comuns” do visual de um veículo. Na dianteira, os faróis irregulares verticais ficam separados, com luzes diurnas em duas partes e canhões principais na porção maior – a composição varia de acordo com a versão, como veremos mais adiante. Os indicadores de direção ficam lá embaixo, junto às luzes de neblina. Por fim, a grade hexagonal tem bordas mais regulares que as do primo chinês, o que deixa o conjunto mais harmônico.
Nas laterais, a segunda linhagem lembra um pouco a atual, embora tenha soluções próprias nos desenhos de portas e janelas. As versões de acesso contam com um aplique prateado que envolve a parte superior dos vidros e parte das colunas C. Já a traseira talvez tenha o ponto mais polêmico do design, com lanternas irregulares, um pequeno prolongamento sobre a cobertura do bagageiro e tampa do porta-malas bastante vincada. A parte central dela, aliás, parece chegar quase no mesmo lugar que o para-choque, o que pode fazer com que a peça se torne, com uso, alvo de batidas leves. A linguagem visual do Creta, aliás, é definida pela Hyundai como “Esportividade Sensual”, com receita já adotada, por exemplo, no Santa Fe.
As imagens reveladas previamente já nos mostraram como ficará o interior. O painel tem linhas comedidas, tendo como destaque o desenho dos difusores de ar. Também já confirmados anteriormente, estão presentes a alavanca em T e o volante de quatro raios. Porém, o quadro de instrumentos com tela de sete polegadas e a multimídia com visor de 10,25″ são exclusividades do acabamento mais caro. O mesmo vale para o revestimento em marrom. Já o sistema Bluelink, que permite acesso remoto ao veículo e serviços de rastreamento, vem com gratuidade nos seis primeiros meses, passando a ter valores de R$ 29,90 a R$ 49,90 mensais após esse período.
MECÂNICA REVISTA
A plataforma da segunda geração do Creta é derivada da que serve de base à atual, mas passou por uma reforma significativa. Além de mais refinada, ela também alterou as medidas do SUV. Ele possui agora 4,30 metros de comprimento (+3 centímetros), 1,78 m de largura (+1 cm), 1,63 m de altura (+1 cm) e 2,61 m de entre-eixos (+2 cm). O porta-malas ficou sutilmente menor, comportando agora 422 litros (-9 litros). A suspensão é a mesma de antes (independente McPherson na frente e eixo de torção atrás), mas os freios contam agora com discos sólidos na traseira – até então, eram a tambor.
Nos motores, há novidade dupla. A mais significativa é a chegada do 1.0 Turbo Flex de 120 cv (6.000 rpm) e 17,5 kgfm (1.500 rpm), que toma o lugar do 1.6 16v Flex aspirado de outrora (123/130 cv e 16/16,5 kgfm). Ele atua sempre com câmbio automático de seis marchas, acelerando de zero a 100 km/h em 11,5 segundos. As médias ficam em 11,6/8,3 km/l (G/E) na cidade e 12/8,7 km/l na estrada.
Para as versões mais caras, foi mantido o 2.0 16v Flex, mas a Hyundai garante ter feito modificações. Como resultado, ele ficou 1 cv mais potente e 0,1 kgfm mais torcudo, entregando agora máximos 157/167 cv (6.200 rpm) e 19,2/20,6 kgfm (4.700 rpm). O consumo também foi reduzido, segundo a marca, em até 8%. As médias ficam em 10,9/7,7 km/l em ciclo urbano e 12,4/8,7 km/l no rodoviário (G/E). Apoiado pela caixa automática de seis relações, ele leva o Creta de zero a 100 km/h em 9,3 segundos.
VERSÕES
A nova geração do Creta chega ao mercado nacional com quatro variações. A opção de acesso é a Comfort 1.0 AT6, tabelada em R$ 107.490. Ela garante faróis com projetor e acendimento automático, luzes diurnas em LED, seis airbags, sensor de pressão dos pneus, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas, computador de bordo com visor de 3,5″, apoio de braço central, controlador de velocidade e central multimídia com tela de 8″ e integração Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Controles de tração e estabilidade, ajustes de altura e profundidade do volante, direção e trio elétricos e ar condicionado, claro, fazem parte do pacote.
Acima, aparece a opção Limited, oferecida por R$ 120.490, com o mesmo conjunto mecânico. Ela acrescenta volante em couro, sensor de obstáculos traseiros, ar condicionado digital, faróis de neblina e chave presencial com partida por botão. Há também rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, retrovisores com rebatimento elétrico, carregador de celular sem fio, difusores de ar para o banco traseiro e aletas para troca de marcha (paddle-shift), além do sistema Bluelink.
Em seguida, vem o modelo Platinum, também com motor 1.0, com preço sugerido de R$ 135.490. Ela acrescenta teto solar panorâmico, bancos em couro marrom, freio de estacionamento eletrônico, frenagem automática em partida (Auto Hold), quadro de instrumentos com tela de 7″ e central multimídia com visor de 10,25″, mas integração com celular apenas por cabo. O modelo dispõe ainda de banco do motorista com ventilação, indicador individual de pressão dos pneus, alerta de pontos cegos, visão externa em 360 graus e seletor de modos de condução.
Por fim, o Creta conta com a versão Ultimate, oferecida somente com motor 2.0 por R$ 147.990. Além dos itens da Platinum, ela agrega faróis e lanternas em LED, rodas aro 18″ diamantadas, detector de fadiga e controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem autônoma. A variação tem ainda farol alto automático, sensor de obstáculos dianteiros, auxílio de permanência de faixa e interior em couro marrom e bege.
MERCADO
A Hyundai informa que o novo Creta tem cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem, e um plano de revisão com preços fixos para os seis primeiros serviços (até 60 mil km ou 72 meses). Ele é oferecido em pré-venda apenas para proprietários do SUV atual ou da linha HB20, mas estará disponível para todo o público a partir de amanhã (26). As 500 primeiras reservas feitas no site da marca terão garantidas: um ano dos serviços Bluelink e Sem Parar gratuitos, desconto de até 15% no seguro financiado pelo Banco Hyundai e a primeira parcela com vencimento para janeiro de 2022, desde que com contrato feito com a financeira da montadora.
HYUNDAI CRETA 2022
Comfort 1.0T AT6 – R$ 107.490
Limited 1.0T AT6 – R$ 120.490
Platinum 1.0T AT6 – R$ 135.490
Ultimate 2.0 AT6 – R$ 147.990
Hyundai Creta Ultimate