Carlos Zarlenga deixa comando da General Motors na América do Sul


Carlos Zarlenga

A General Motors anunciou a saída de Carlos Zarlenga do comando da divisão América do Sul. A notícia inesperada foi divulgada em nota oficial da empresa, no final da tarde dessa quarta-feira (25). O sucessor ainda está indefinido, mas Roberto Martin, diretor financeiro da região, assume o posto interinamente.

A saída de Zarlenga da GM América do Sul é uma surpresa para o mercado, haja vista que acontece de maneira imediata, sem a espera para que um substituto seja definido. Oficialmente, a empresa informa que o executivo pretende “buscar outras oportunidades”, justificando sua saída. Até o momento, não há sucessores especulados, apenas a menção de que Martin toma o posto de forma interina.

Na GM desde 2012, o argentino Carlos Zarlenga, hoje com 47 anos, atuou inicialmente na Coreia do Sul, sendo designado à chefia financeira (CFO) na América do Sul em 2013. Três anos depois, assumia a presidência do Brasil, passando a acumular o comando do Mercosul em 2017. Com a recriação da divisão sul-americana (leia aqui), foi nomeado para sua direção em 2019. “Carlos tem sido uma força motriz para mudanças, não apenas em nossos negócios, mas na indústria automotiva na América do Sul”, elogia o presidente da GM International, Steve Kiefer.

Pressionado por resultados, Zarlenga tomou as rédeas da GM América do Sul em um momento conturbado, quando a matriz nos EUA reforçava a necessidade de se obter lucratividade. Sob seu comando, a região garantiu investimentos, renovou produtos e tomou a liderança nas vendas, em especial com o Onix, agora prejudicada pela escassez de semicondutores. A crise atual, aliás, deve prejudicar consideravelmente os números comerciais e financeiros da empresa por aqui, o que pode – ou não – ter influenciado na saída do executivo argentino.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s