Laurent Rossi, CEO da Alpine (esq.), e Fernando Alonso
Já com um acerto prévio desde 2020 (leia aqui), Alpine e Fernando Alonso confirmaram a extensão do vínculo entre as partes para 2022. Assim, como já se esperava, o espanhol disputará pelo menos mais uma temporada da Fórmula 1 pela equipe francesa. Ao seu lado, permanecerá Esteban Ocon, que também renovou recentemente (leia aqui) e conquistou a vitória no GP da Hungria graças à árdua luta do bicampeão com Lewis Hamilton (leia aqui).
A ampliação do contrato entre Alpine e Alonso já era esperada, haja vista os termos do vínculo original e o desempenho do piloto. Com 40 anos completados em julho, ele deu mostras de sua qualidade nas últimas provas, em especial na citada etapa húngara. O espanhol foi o único a resistir arduamente aos ataques de Hamilton, tendo “segurado” o britânico por quase 10 voltas com um carro notadamente pior. A batalha foi essencial para que Ocon – e a Alpine – assegurasse sua primeira vitória na F1, haja vista que o britânico terminou a prova a menos de três segundos do vencedor. O resultado também foi seu melhor no ano: quarto lugar.
Alonso fez duelo memorável com Hamilton
Após 11 provas, Alonso soma 38 pontos, um a menos que Ocon. “Estou muito feliz por confirmar a extensão de contrato com a Alpine para 2022. Eu me senti em casa desde o momento que voltei ao time [ele teve duas passagens pela Renault, dona da Alpine] e fui recebido de braços abertos”, celebra o espanhol. “É um prazer trabalhar de novo com algumas das mentes mais brilhantes do nosso esporte”, acrescenta.
Por ora o grid para a Fórmula 1 2022 está assim:
MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING) *
#77 Valtteri Bottas (FIN)/#63 George Russell (ING) ?
RED BULL
#33 Max Verstappen (HOL) *
##11 Sergio Perez (MEX) ?
MCLAREN-MERCEDES
#3 Daniel Ricciardo (AUS) *
#4 Lando Norris (ING) *
ASTON MARTIN-MERCEDES
#19 Lance Stroll (CAN) *
#5 Sebastian Vetttel (ALE) *
ALPINE-RENAULT
#31 Esteban Ocon (FRA) *
#14 Fernando Alonso (ESP) *
FERRARI
#16 Charles Leclerc (FRA) *
#55 Carlos Sainz (ESP) *
ALPHATAURI-RED BULL
#10 Pierre Gasly (FRA) ?
#22 Yuki Tsunoda (JAP) ?
ALFA ROMEO-FERRARI
#7 Kimi Raikkonen (FIN) ?
#99 Antonio Giovinazzi (ITA) ?
HAAS-FERRARI
#9 Nikita Mazepin (RUS) *
#47 Mick Schumacher (ALE) *
WILLIAMS-MERCEDES
#63 George Russell (ING) ?
#6 Nicholas Latifi (CAN) ?
* – Contrato firmado
? – Em dúvida