Depois de muito mistério (leia aqui) – e, claro, informações a conta-gotas (leia aqui) -, a Jeep enfim oficializou o Commander. O SUV de sete lugares faz sua estreia global por aqui (leia aqui), atuando acima do Compass com mais equipamentos, maior refinamento e espaço para até sete pessoas. Ele chega com dois motores, duas versões e preços entre R$ 199.990 e R$ 279.990.
O visual do Commander e o desenho de seu interior já são conhecidos do leitor do ALL THE CARS. Por isso, aqui nos atentaremos às novidades confirmadas oficialmente, a começar pelos motores, que, ao contrário do que se especulava, não trazem mudanças frente ao que se conhecia até então. Um deles é o 1.3 Turbo Flex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Na versão Limited, ele leva o SUV de zero a 100 km/h em 10,4/9,5 segundos (gasolina/etanol), alcançando 200/202 km/h.
O outro propulsor é o 2.0 Turbodiesel, que não ganhou a injeção de potência esperada, mas entrega mais torque. Ele rende 170 cv e 38,7 kgfm (3 kgm a mais). A energia é enviada às quatro rodas, mediante a caixa automática de nove velocidades. O conjunto empurra o Commander de zero a 100 km/h em 11,6 segundos, com final de 197 km/h.
Corpulento, o Commander mede 4,769 metros de comprimento, 1,859 m de largura e 2,794 m de entre-eixos. A altura varia de acordo com a versão: indo de 1,682 m a 1,702 m a depender de motor e acabamento. Há também diferenças nos ângulos, com o modelo Limited a diesel sendo o mais “generosos” nesse sentido: 26,1° de entrada, 24,3° de saída e 21,7° de rampa. A maior distância para o solo é do Overland a diesel, com 21,2 cm. Independentemente da versão, o porta-malas possui 233 litros com os sete assentos em uso, 661 litros com cinco bancos e 1.760 litros com as duas fileiras posteriores rebatidas. Em relação ao Compass, o Commander é 36,5 centímetros mais comprido, 4,0 cm mais largo e 5,4 cm mais alto, com o entre-eixos 15,8 cm maior.
VERSÕES
Ao todo, o Commander será oferecido com dois níveis de acabamento, cada qual com dois motores, totalizando quatro opções. A de entrada é a Limited com o propulsor 1.3 Turbo Flex, tabelada em R$ 199.990. Ela sai de fábrica com quadro de instrumentos com tela de 10,25 polegadas, sete airbags, central multimídia com visor de 10,1″, faróis Full LED, rodas aro 18″, controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência e auxílio de permanência de faixa. Há também porta-malas com abertura elétrica, aviso de pontos cegos, carregador de celular por indução, detector de fadiga e leitor de placas de trânsito.
A variação Overland, também com o 1.3 Turbo Flex, sai por R$ 219.990. Além dos itens da Limited, ela agrega chave presencial com partida por botão, teto solar panorâmico, multimídia com assistente pessoal Alexa, banco do carona elétrico e interior marrom. Há também rodas aro 19″, molduras externas na cor da carroceria, tomada de 127 volts no interior e aparelho de som Harman Kardon com nove alto-falantes, subwoofer e 450 watts. As variações a diesel agregam “apenas” o motor 2.0, a tração 4×4 com primeira reduzida, o seletor de pisos e o controle de descida. A Limited sai por R$ 259.990, enquanto a Overland vai a R$ 279.990. Esta ainda traz o Jeep Offroad Pages, que traz informações de condução estradeira em tempo real.
MERCADO
O lote inicial do Commander em pré-venda e conta com 500 unidades, exigindo-se um sinal de R$ 5.000 para garantia do exemplar. Quem concluir a compra receberá uma mala de viagem em couro com o logotipo e nome do modelo e uma nécessaire com produtos de higiene da Jeep. Aos que adquirirem o veículo até 7 de outubro, quando se encerra a pré-venda, estará inclusa a gratuidade das três primeiras revisões. Por fim, a marca pagará o valor da tabela Fipe às pessoas físicas que derem um exemplar de Compass ou Renegade no negócio.
A Jeep estima que o mix de vendas do Commander ficará dividido em 50% para cada motor. Em ambos os casos, o acabamento Overland deve representar 30%, enquanto a Limited terá fatia de 20%.
JEEP COMMANDER 2022
Limited 1.3 Turbo Flex AT6 4×2 – R$ 199.990
Overland 1.3 Turbo Flex AT6 4×2 – R$ 219.990
Limited 2.0Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 259.990
Overland 2.0Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 279.990