A Red Bull anunciou a extensão contratual de Sergio Perez, que estreou pela equipe nessa temporada (leia aqui), por pelo menos mais um ano. Dessa forma, o mexicano atuará pelo time austríaco até 2022, formando dupla com Max Verstappen, que apoiava a permanência do novo parceiro (leia aqui). O bom rendimento como segundo piloto, coroado com a vitória no GP do Azerbaijão, assegurou a permanência na escuderia.
Em 2021, Perez tem sido crucial para manter a Red Bull na briga pelos títulos de pilotos e construtores. Após 11 etapas, ele soma 104 pontos, quase o dobro de Alexander Albon, a quem substituiu. O desempenho poderia ser ainda melhor, não fosse o necessário período de adaptação ao carro e à confusão causada por Valtteri Bottas, da Mercedes, na primeira curva do GP da Hungria, 11ª prova da temporada atual.
Quando chegou, o mexicano afirmou que precisaria de cinco corridas para se adaptar ao monoposto, considerado o mais difícil de se pilotar na F1 atual. Ainda assim, conseguiu ficar entre os cinco melhores em quatro etapas. Na sexta, venceu. Atualmente, ocupa a quinta posição no Mundial de Construtores, mas se mantém bastante próximo de Bottas (108) e Lando Norris (113), este terceiro colocado. “Checo é altamente respeitado e sua experiência e seu desempenho em pista são valiosos em nossa luta pelo campeonato”, elogiou o chefe da escuderia, Christian Horner. “A integração dele ao time foi imediata e ficamos impressionados com a performance na primeira parte da temporada, o que mostra como ele é capaz com nosso carro”, adicionou.
Além do desempenho, contará a favor de Perez a experiência. Na Fórmula 1 desde 2011 e cravando a primeira vitória da antiga Racing Point na competição em 2020, ele terá papel crucial no desenvolvimento do carro de 2022. No ano que vem, a reformulação significativa do regulamento técnico modificará consideravelmente o visual dos monopostos. “Estou muito feliz de continuar com esse time excelente em uma nova era da Fórmula 1 e é uma grande oportunidade pra mim. Todos começamos do zero com o novo regulamento, então meu objetivo é chegar ao topo com a Red Bull”, disse Perez.
Com a confirmação do mexicano, as vagas nas equipes de ponta começam a ficar totalmente preenchidas, faltando apenas uma definição mais concreta por parte da Mercedes.
Confira abaixo como fica o grid de 2022 da Fórmula 1 no momento.
MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING) *
#77 Valtteri Bottas (FIN)/#63 George Russell (ING) ?
RED BULL
#33 Max Verstappen (HOL) *
##11 Sergio Perez (MEX) *
MCLAREN-MERCEDES
#3 Daniel Ricciardo (AUS) *
#4 Lando Norris (ING) *
ASTON MARTIN-MERCEDES
#19 Lance Stroll (CAN) *
#5 Sebastian Vetttel (ALE) *
ALPINE-RENAULT
#31 Esteban Ocon (FRA) *
#14 Fernando Alonso (ESP) *
FERRARI
#16 Charles Leclerc (FRA) *
#55 Carlos Sainz (ESP) *
ALPHATAURI-RED BULL
#10 Pierre Gasly (FRA) ?
#22 Yuki Tsunoda (JAP) ?
ALFA ROMEO-FERRARI
#7 Kimi Raikkonen (FIN) ?
#99 Antonio Giovinazzi (ITA) ?
HAAS-FERRARI
#9 Nikita Mazepin (RUS) *
#47 Mick Schumacher (ALE) *
WILLIAMS-MERCEDES
#63 George Russell (ING) ?
#6 Nicholas Latifi (CAN) ?
* – Contrato firmado
? – Em dúvida