A Hyundai anunciou que dará início à produção de motores no Brasil em 2022, como já havia sido adiantado no ano passado (leia aqui). A marca aproveitará o complexo de Picarcicaba (SP) para erguer uma área adicional, a fim de montar propulsores, atualmente importados. A medida coincide com os planos da empresa de dar fim ao atual 1.6 16v Flex aspirado na família HB20, como já aconteceu no Creta (leia aqui), substituindo-o pelo 1.0 12v Turbo Flex.
A troca nos propulsores deve acontecer apenas no ano que vem, já com as variações nacionais do 1.0 Turbo Flex de 120 cv e 17,5 kgfm. Desse modo, o 1.6 16v de 123/130 cv e 16/16,5 kgfm (gasolina/etanol) deixará de ser disponibilizado no Brasil. Curiosamente, ele é a única opção de motorização no aventureiro HB20X, que passará a usar restritivamente o turbinado de menor deslocamento. A mudança não afeta a existência do 1.0 12v Flex aspirado, de 80 cv, que seguirá movendo as versões de entrada do hatch HB20 e do sedã HB20S.
A expectativa é que o 1.6 16v Flex seja mantido na primeira geração do Creta, ainda importado, até que o SUV seja descontinuado de vez.