Confirmando os rumores, Kimi Räikkönen anunciou sua aposentadoria da Fórmula 1. O finlandês deixará a categoria ao final da temporada 2021, quando já terá completado 42 anos de vida. Por ora, seu substituto ainda está indefinido, embora se especule um eventual acerto com Valtteri Bottas.
A decisão do “homem de gelo” de pendurar o capacete já era esperada. Além da idade “avançada” para a categoria, havia fortes rumores de que Kimi estaria decidido a deixar a F1. Ele estreou na competição em 2001, pela Sauber, mesma equipe que dá base à Alfa Romeo atual. Foi campeão em 2007, pela Ferrari, no último título dos italianos, deixando a Fórmula 1 ao final de 2009. Em 2012, retorna pela Lotus em grande estilo, voltando à escuderia de Maranello dois anos mais tarde. Está desde 2019 na Alfa Romeo, somando 49 pontos e conquistando um quarto lugar no GP do Brasil de 2019.
Ao anunciar a aposentadoria, Räikkönen agradeceu pelo apoio recebido ao longo da jornada na F1. “Essa será minha última temporada na Fórmula 1. Foi a decisão que fiz durante o inverno. Não foi fácil, mas depois dessa temporada é hora de coisas novas. Ainda que o campeonato ainda esteja em disputa, quero agradecer à minha família, às minhas equipes e a todos envolvidos em minha carreira no automobilismo, especialmente os fãs que me apoiaram durante todo esse tempo”, escreveu, em sua conta no Instagram.
A confirmada saída de Räikkönen deixa ao menos uma vaga em aberto na Alfa Romeo. A equipe já havia declarado não ter mais compromisso de garantir um lugar para pilotos indicados pela Ferrari, indicando que Antonio Giovinazzi também não está fechado para 2022. Rumores indicam que a relação com a italiana teria esfriado e que a Sauber poderia reassumir o controle total do time, inclusive passando a usar os motores da Mercedes. Nos bastidores, ventila-se o nome de Valtteri Bottas na equipe.
Dessa forma, o grid temporário da Fórmula 1 2022 fica assim:
MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING) *
#77 Valtteri Bottas (FIN)/#63 George Russell (ING) ?
RED BULL
#33 Max Verstappen (HOL) *
##11 Sergio Perez (MEX) *
MCLAREN-MERCEDES
#3 Daniel Ricciardo (AUS) *
#4 Lando Norris (ING) *
ASTON MARTIN-MERCEDES
#19 Lance Stroll (CAN) *
#5 Sebastian Vetttel (ALE) *
ALPINE-RENAULT
#31 Esteban Ocon (FRA) *
#14 Fernando Alonso (ESP) *
FERRARI
#16 Charles Leclerc (FRA) *
#55 Carlos Sainz (ESP) *
ALPHATAURI-RED BULL
#10 Pierre Gasly (FRA) ?
#22 Yuki Tsunoda (JAP) ?
ALFA ROMEO-FERRARI
#00 Indefinido (???) ?
#99 Antonio Giovinazzi (ITA) ?
HAAS-FERRARI
#9 Nikita Mazepin (RUS) *
#47 Mick Schumacher (ALE) *
WILLIAMS-MERCEDES
#63 George Russell (ING) ?
#6 Nicholas Latifi (CAN) ?
* – Contrato firmado
? – Em dúvida