Era apenas questão de tempo até que a Mercedes oficializasse a chegada de George Russell. Após a confirmação de Valtteri Bottas na Alfa Romeo (leia aqui), o time alemão só precisava formalizar o acerto com o britânico, que faz parte de sua academia de talentos e substituiu Lewis Hamilton no GP de Sakhir de 2020 (leia aqui). O inglês formará uma dupla com o compatriota heptacampeão a partir de 2022.
Apontado como um dos grandes talentos de uma geração recheada de bons pilotos – entre eles, Verstappen, Norris, Sainz, Leclerc e Albon -, Russell terá, enfim, uma oportunidade em uma equipe de ponta. Após três temporadas de Williams, quase sempre no fim da fila – a exceção foi o GP da Bélgica de 2021, quando conquistou o segundo lugar sem sequer largar (leia aqui) -, o britânico chega à escuderia mais badalada da F1. Porém, além de enfrentar um período de transição, com a mudança do regulamento técnico, ele terá de brigar internamente contra Hamilton, não apenas heptacampeão da categoria, mas detentor de vários recordes na competição.
Logicamente, a chegada de Russell atrai olhares de todos os cantos e gera fortes expectativas sobre o piloto de 23 anos. Talvez o mais entrave esteja justamente dentro de casa: como será a relação com Hamilton, que tende a ter rusgas com companheiros de time igualmente competitivos, como foi no passado com Alonso e Rosberg. A expectativa é que Russell não se atenha ao papel de segundo piloto e vá brigar por vitórias, o que pode azedar a relação.
Com o acerto entre Russell e Mercedes, abre-se uma vaga na Williams. Rumores indicam diferentes pilotos, mas há uma negociação em curso para que Alexander Albon, atual reserva da Red Bull, fique com o carro.
Nesse momento, o grid temporário da Fórmula 1 2022 fica assim:
MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING) *
#63 George Russell (ING) *
RED BULL
#33 Max Verstappen (HOL) *
##11 Sergio Perez (MEX) *
MCLAREN-MERCEDES
#3 Daniel Ricciardo (AUS) *
#4 Lando Norris (ING) *
ASTON MARTIN-MERCEDES
#19 Lance Stroll (CAN) *
#5 Sebastian Vetttel (ALE) *
ALPINE-RENAULT
#31 Esteban Ocon (FRA) *
#14 Fernando Alonso (ESP) *
FERRARI
#16 Charles Leclerc (FRA) *
#55 Carlos Sainz (ESP) *
ALPHATAURI-RED BULL
#10 Pierre Gasly (FRA) ?
#22 Yuki Tsunoda (JAP) ?
ALFA ROMEO-FERRARI
#77 Valtteri Bottas (FIN) *
#99 Antonio Giovinazzi (ITA) ?
HAAS-FERRARI
#9 Nikita Mazepin (RUS) *
#47 Mick Schumacher (ALE) *
WILLIAMS-MERCEDES
#?? Alexander Albon (TAI) ?
#6 Nicholas Latifi (CAN) ?
* – Contrato firmado
? – Em dúvida