F1: Ricciardo lidera dobradinha da McLaren na Itália; Bottas fecha pódio


Zak Brown comemora a dobradinha da McLaren com Lando Norris e Daniel Ricciardo no pódio de Monza — Foto: Joe Portlock/F1 via Getty Images

O GP da Itália de 2021 não foi diferente da etapa do ano passado, quando muitas reviravoltas trouxeram grandes emoções à pista. Liderando praticamente por toda a corrida, ao tomar a ponta na largada, Daniel Ricciardo conquistou sua primeira vitória em três anos e colocou a McLaren de volta ao topo de uma prova após nove anos. Ele foi seguido pelo companheiro Lando Norris, que ajudou a cravar a primeira dobradinha de um time em 2021 e a primeira da escuderia britânica desde 2010. O terceiro lugar ficou com Valtteri Bottas, beneficiado por uma punição a Sergio Perez, e que fez grande corrida de recuperação após largar em último. Os postulantes ao título Max Verstappen e Lewis Hamilton se enroscaram enquanto disputavam a virtual terceira colocação, abandonando a prova.

A CORRIDA

Após vender a prova Sprint, realizada no sábado, Bottas já sabia que teria de largar em 20º no domingo, devido à troca de vários componentes do motor. Assim, Verstappen partiria da ponta, ao chegar em segundo no dia anterior, tendo Ricciardo, Norris e Hamilton logo atrás. Ainda nos primeiros metros, o australiano da McLaren superou o holandês da Red Bull, que largou mal. Hamilton também teve dificuldades no início, provavelmente por ser o único com pneus duros, mas conseguiu ultrapassar Norris. Em seguida, o jovem britânico retomaria seu posto frente ao heptacampeão.

No fundo do pelotão, Bottas começava a partir para cima dos rivais. Ele já era 18º, sendo beneficiado por Pierre Gasly largar dos boxes, após troca de componentes por batida forte na Sprint, e Yuki Tsunoda sequer participar da prova. Largando em sétimo, Antonio Giovinazzi foi tocado por Carlos Sainz, rodou e bateu, causando a entrada do Safety Car já na primeira volta. O italiano conseguiria trocar o bico para seguir na prova.

Após a relargada, Perez começou a escalar o grid, superando Sainz no giro 9 para assumir sexto lugar. Com melhor equipamento, Bottas também tomaria lugares de Russell, Vettel, Ocon, Latifi e Alonso, logo chegando à zona de pontuação. A corrida começou a ser decidida com as paradas nos boxes. Ricciardo foi o primeiro a parar, trocando médios por duros. Na volta seguinte, Verstappen foi aos boxes. No entanto, a Red Bull acabou tendo problemas com uma das rodas, o que fez o holandês ficar nos colchetes por mais de 11 segundos.

Hamilton então passaria Norris, que em seguida entraria nos boxes. Com trabalho rápido da McLaren, o jovem inglês retornou à frente de Verstappen. Na sequência, Hamilton parou. Com pequeno atraso no trabalho da Mercedes, o heptacampeão acabou voltando bastante próximo do adversário direto. E entre as curvas 1 e 2 o encontro aconteceu. Verstappen alega que o britânico não deu espaço, enquanto Hamilton afirma que o holandês foi quem não tirou o pé. Fim de prova para ambos, com o halo salvando a vida do piloto da Mercedes. Após a etapa, a organização deu razão ao britânico e aplicou punição de três posições no grid da próxima corrida, o GP da Rússia, para o holandês da Red Bull.

1339833178

A colisão trouxe o Safety Car à pista e iniciou novas paradas. Então líder, Charles Leclerc aproveitou o momento para substituir seus pneus, caindo para segundo. Após quatro voltas, a disputa foi retomada. Dois giros adiante, no 32, Norris partiu pra cima do monegasco da Ferrari e tomou a segunda posição. Mais atrás, Bottas subia para quinto ao superar Sainz. Algumas voltas mais tarde, Perez ultrapassou Leclerc, avançando para terceiro. Na manobra, acabou cortando caminho, o que rendeu punição de 5 segundos extras.

Na volta 34, Bottas passou Leclerc e encostou de vez em Perez. O mexicano da Red Bull conseguia se defender, enquanto o finlandês insistia em superá-lo, mesmo com a punição. Certamente, a intenção era caçar melhores posições no pódio, o que acabou não acontecendo. Norris pediu à equipe para considerar a troca de colocações, o que prontamente foi negado. Em seguida, Ricciardo aumentou o ritmo, a fim de descolar do colega de time. Na volta final, o australiano ainda cravou o tempo mais rápido, garantindo o ponto extra.

1339836902

A Fórmula 1 segue agora para a Rússia, palco da próxima etapa. A prova acontece no circuito de Sochi, entre 24 e 26 de setembro.

Confira abaixo a classificação da prova.

GP HEINEKEN DA ITÁLIA (53 voltas)
1. Daniel Ricciardo (AUS) – McLaren-Mercedes – em 01h21min54s365
2. Lando Norris (ING) – McLaren-Mercedes – a 1s747
3. Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes – a 4s921
4. Charles Leclerc (MON) – Ferrari – a 7s309
5. Sergio Perez (MEX) – Red Bull-Honda – a 8s723 *
6. Carlos Sainz (ESP) – Ferrari – a 10s535
7. Lance Stroll (CAN) – Aston Martin-Mercedes – a 15s804
8. Fernando Alonso (ESP) – Alpine-Renault – a 17s201
9. George Russell (ING) – Williams-Mercedes – a 19s742
10. Esteban Ocon (FRA) – Alpine-Renault – a 20s868
11. Nicholas Latifi (CAN) – Williams-Mercedes – a 23s743
12. Sebastian Vettel (ALE) – Aston Martin-Mercedes – a 24s621
13. Antonio Giovinazzi (ITA) – Alfa Romeo-Ferrari – a 27s216
14. Robert Kubica (POL) – Alfa Romeo-Ferrari – a 29s769
15. Mick Schumacher (ALE) – Haas-Ferrari – a51s088

* Punido com adição de 5 segundos

NÃO COMPLETARAM
Nikita Mazepin (RUS) – Haas-Ferrari (Abandono)
Lewis Hamilton (ING) – Mercedes (Acidente)
Max Verstappen (HOL) – Red Bull-Honda(Acidente)
Pierre Gasly (FRA) – AlphaTauri-Honda (Abandono)
Yuki Tsunoda (JAP) – AlphaTauri-Honda (Não largou)

VOLTA MAIS RÁPIDA
Daniel Ricciardo (AUS) – McLaren-Mercedes – 1min24s812 (volta 53)

PILOTO DO DIA (Votação do Público)
Daniel Ricciardo (AUS) – McLaren-Mercedes

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s