Subaru WRX chega à segunda geração


A Subaru oficializou a segunda geração do WRX, a variação de espírito mais nervoso que se desvinculou indiretamente da família Impreza em 2014 (leia aqui). Nessa linhagem, o modelo mantém o perfil, mas adota soluções visuais um pouco mais ousadas, além de um motor de maior deslocamento e sutilmente mais potente. Por ora, não há previsão de sua chegada ao Brasil.

No visual, o WRX não revoluciona, ainda que tenha mudanças significativas em relação ao antecessor. Os faróis ficam menores e mais recortados, como no Forester (leia aqui), enquanto a grade cresce o para-choque adota apliques pretos maiores. As laterais são bem parecidas nas duas linhagens, enquanto a traseira faz uso de lanternas trapezoidais, que lembram o cupê BRZ (leia aqui). Por dentro, o perfil sóbrio foi mantido, embora ousadias como os difusores verticais à moda Volvo e a grande tela vertical, de 11,6 polegadas, se destaquem no conjunto.

Apesar da similaridade no perfil, que sugere se tratar de uma reforma pesada, o WRX de segunda geração é completamente diferente da primeira linhagem. Ele é construído sobre a nova plataforma modular SGP, garantindo 28% mais rigidez torcional e centro de gravidade mais baixo, melhorando a estabilidade. Na suspensão, foram também enrijecidos os pontos de ancoragem, além de agora a barra estabilizadora ser afixada diretamente no monobloco, em vez do subchassi. Os amortecedores passaram ser variáveis, com controle eletrônico de operação (modos Comfort, Normal e Sport), enquanto a direção foi recalibrada, para uma condução mais direta.

O motor do WRX agora tem 2,4 litros de deslocamento, entregando 275 cv (5.600 rpm) e 35,7 kgfm (2.000-5.200 rpm). Ele substitui o 2.0 anterior, também de quatro cilindros boxer, que gerava 270 cv e também 35,7 kgfm. É possível combiná-lo ao câmbio manual de seis marchas ou à transmissão continuamente variável (CVT) de oito relações simuladas. Independentemente disso, a tração é integral, com vetorização de torque.

Até o momento, o WRX só tem data de lançamento confirmada nos Estados Unidos: será no primeiro semestre de 2022. Pouco depois, a marca deve apresentar a variação mais nervosa STI.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s