A Porsche aproveitou o Salão de Munique para apresentar o conceito Mission R. Trata-se de um esportivo de pista, movido puramente a eletricidade, com design que lembra o elétrico Taycan (leia aqui). Segundo a revista norte-americana Car&Driver, o protótipo adianta as linhas das novas gerações dos 718 Boxster e Cayman.
A eletrificação dos esportivos de entrada da Porsche já era esperada. A marca aposta em combustíveis sintéticos (leia aqui), mas já revelou que “80%” de sua gama será zero emissões – “salvando” o 911 (leia aqui), precisando adequar sua gama à nova realidade. O Mission R serviria como prévia para aferir a aceitação do público com um cupê com tais características.
De acordo com a revista, o Boxster teria capota de tecido para não ganhar tanto peso em relação ao Cayman. Já a massa das baterias seria compensada pelo projeto dedicado à motorização elétrica, adotando uma plataforma específica. Isso não significa, porém, que componentes usados na atual arquitetura PPE, a mesma do Taycan, estariam descartados. Uma vantagem da eletrificação para os esportivos está na oferta de propulsão nas quatro rodas sem a necessidade de sistemas complexos – e pesados – de tração. Isso, claro, caso a Porsche queira oferecê-lo na gama.
A expectativa é que o Mission R “definitivo” ganhe as ruas apenas em 2024. Ele deve conviver com os irmãos a combustão por um período, mas as normas restritivas do plano Euro 7, que entram em vigor em 2026, devem impedi-los de seguir além daquele ano.
[ Fonte: Car&Driver ]