A Rolls-Royce divulgou as primeiras imagens de seu primeiro modelo puramente elétrico. Prometido para 2023, ele não revela muitas características, porém tampouco deve revolucionar – em termos estéticos – a tradicional linguagem visual da marca britânica. Até então confirmado para se chamar Silent Shadow (leia aqui), o sedã das imagens foi apresentado como Spectre. Ele abre o caminho para que a empresa passe a ter apenas elétricos até 2030.
Apesar de manter algumas proporções parecidas com as do Wraith (leia aqui), a RR garante que o Spectre é um modelo totalmente novo, feito sobre a plataforma Achtecture of Luxury, a mesma do último Phantom. E essa é sua única informação oficial, além das imagens, divulgada pela marca. Além, obviamente, de a propulsão elétrica tomar o lugar do V12 a gasolina usado na gama atual.
Ao anunciar o Spectre, o CEO Torsten Müller-Ötvös disse que um dos fundadores da marca, Charles Rolls, já havia se encantado com os elétricos. Em abril de 1900, após guiar um carro elétrico da fabricante Columbia (imagem abaixo), o executivo teria previsto a futura popularização desse tipo de modelo. “O carro elétrico é perfeitamente silencioso e limpo. Não há odores ou vibração, e eles serão úteis quando estações de recarga forem instaladas. Por ora, não acredito que eles sejam muito aproveitáveis, ou ao menos durante os próximos anos”, teria dito.