Delta: o mais notório dos Lancia
O mais icônico dos Lancia deve voltar à vida, como indicavam os rumores (leia aqui). É o que diz o CEO da marca, Luca Napolitano, ao jornal italiano Corriere Della Sera. De acordo com o executivo, o compacto retornará ao mercado em breve, na tentativa da Stellantis de recolocar a marca como referência no mercado (leia aqui). Logicamente, ele será elétrico.
Nessa nova tentativa de fazer a Lancia crescer e talvez até expandir sua atuação para além da Itália outra vez (leia aqui), a Delta apelará para o que pode ser a última cartada: o estilo retrô inspirado no Delta. A receita não é das mais criativas, mas pode dar certo pelo peso histórico do modelo. “Ele vai voltar e será um Delta de verdade: empolgante, uma expressão de progresso e tecnologia, e obviamente será elétrico”, disse Napolitano.
A estratégia de usar modelos clássicos como inspiração para elétricos não é algo novo, como já vimos, por exemplo, com Ford Mustang Mach-E, Renault 5 ou Honda E. No caso do Delta, não seria a primeira vez. Depois do bem-sucedido hatch da primeira geração (1979-94) e de uma segunda linhagem não tão demandada (1993-99), o batismo retornou em 2008 na forma de um crossover estiloso. Porém, o projeto foi um fracasso, com o veículo saindo de linha em 2014 sem deixar saudades.