Fiat Pulse chega por R$ 79.990


Fiat Pulse Impetus Turbo CVT

O primeiro SUV compacto da Fiat do Brasil está pronto. Antecipado a conta-gotas, o Pulse estreia oficialmente no mercado nacional, colocando a atual líder de vendas do País para brigar no segmento mais badalado do momento. Ele estreia ainda o motor 1.0 Turbo da marca e tem a missão de fazer frente ao Nivus, terceiro modelo mais vendido da Volkswagen por aqui. Por suas responsabilidades, o Pulse é um dos lançamentos mais impactantes do ano. A fim de cumprir os objetivos, ele chega às lojas com cinco versões e preços que vão de R$ 79.990 a R$ 115.990.

Fiat Pulse Impetus Turbo CVT

Como já conhecemos o visual (leia aqui e aqui) e o interior (leia aqui) do Pulse, vamos nos concentrar nas novidades da vez, a começar pela mecânica. A Fiat alega que seu SUV tem uma plataforma inédita, chamada MLA (leia aqui), muito embora o modelo tenha muito do Argo. A seu favor, a marca tem como argumento algumas mudanças nas medidas. O Pulse possui 4,099 metros de comprimento, 1,579 m de largura (versões Turbo), 1,774 m de altura e 2,532 m de entre-eixos. O hatch conta, na variação Trekking, com respectivos 3,998 m, 1,568 m, 1,724 m e 2,521 m. No porta-malas, vantagem para o SUV: 370 contra 300 litros do irmão menor. O vão livre do solo fica em 19,6 centímetros na dianteira, chegando a 22,4 cm sob as portas. Curiosamente, os freios são a tambor até no modelo mais caro.

Fiat Pulse Impetus Turbo CVT

Além das alterações sutis nas medidas, a Fiat indica que a plataforma MLA é modular, ainda que baseada na MP1. Ela é composta em 87% de aços de alta e ultra-alta resistência. Segundo a marca, há diversos pontos estruturais revistos, a fim de “aumentar os níveis de performance, robustez e conforto”. Por isso, ressalta a montadora, muitos dos componentes mecânicos do Pulse não poderiam ser diretamente aplicados em uma futura reestilização do Argo, pois apenas as faces externas são similares. A arquitetura também prevê a aplicação futura de auxílios de condução mais avançados. Hoje, o Pulse traz avanços como o sistema Connect Me, que permite acesso remoto às informações do veículo, e a central multimídia com tela de 10,1 polegadas e integração Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Fiat Pulse Impetus Turbo CVT

OS MOTORES

Como dito, uma das grandes novidades do Pulse é o 1.0 Turbo Flex, inédito por aqui e já adiantado previamente pela Fiat (leia aqui). Ele entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, rendendo 20,4 kgfm de torque com quaisquer dos combustíveis. A transmissão é do tipo continuamente variável (CVT), com sete marchas simuladas e opção de trocas sequenciais. A caixa opera ainda no modo Sport, otimizando o desempenho.

Com gasolina, o Pulse Turbo vai de zero a 100 km/h em 9,7 segundos, alcança 187 km/h e tem médias de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Ao queimar etanol, o tempo cai para 9,4 s, a máxima chega a 189 km/h e o consumo fica em respectivos 8,5 e 10,2 km/l. O SUV pesa 1.237 kg e tem tanque de 47 litros.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

As versões de entrada utilizam o 1.3 8v Flex da linha Firefly, já usado em Argo, Cronos e Strada. Curiosamente, ele tem menores potência e torque no Pulse que nos irmãos. No SUV, são entregues 98 cv com gasolina (6.000 rpm) e 107 cv com etanol (6.250 rpm), ante os 101/109 dos demais, no mesmo giro. O torque é 0,5 kgfm menor e chega em uma faixa mais alta de rotações: 13,2 kgfm com derivado de petróleo (4.250 rpm) e 13,7 kgfm com o combustível vegetal (4.000 rpm).

Fiat Pulse Drive 1.3 MT

Com motor 1.3 e câmbio manual de cinco marchas, o Pulse vai de zero a 100 km/h em 12,2/11,7 segundos (gasolina/etanol) e alcança 174/178 km/h. As médias urbanas ficam em 12,6/9,1 km/l, enquanto as rodoviárias são de 14,7/10,1 km/l. Combinando de maneira inédita o 1.3 ao CVT, o SUV tem aceleração cumprida em 12,2/11,4 s, chegando às máximas de 173/177 km/h. O consumo divulgado é de 12,9/9,2 km/l na cidade e 14,3/10,4 km/l na estrada (G/E).

Fiat Pulse Drive 1.3 MT

AS VERSÕES

A Fiat criou uma gama com cinco versões para o Pulse, com as duas mais caras tendo batismos inéditos. A opção de acesso é a Drive 1.3, tabelada em R$ 79.990. Por esse preço, ela garante ar condicionado automático digital, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, conexões USB-A e USB-C, airbags frontais e laterais e rodas de liga leve de 16 polegadas. Há também sensor de obstáculos traseiros, monitor de pressão dos pneus, barras no teto, chave tipo canivete, faróis e lanternas em LED e visor de 3,5″ no quadro de instrumentos. Itens como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção elétrica e ancoragens Isofix fazem parte do pacote de série: essa variação não tem opcionais.

Fiat Pulse Drive 1.3 MT

Acima, aparece a Drive 1.3 CVT, com preço sugerido de R$ 89.990. Além da caixa automática com modo Sport acionável pelo volante, ela acrescenta maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e console central com porta-copos, porta-objetos e apoio de braço. Os opcionais são o Pack Connect Me (+R$ 3.150), formado pelo sistema ConnectMe, o retrovisor interno antiofuscante e o navegador por GPS; e o Pack Plus (+R$ 4.300), que inclui chave presencial com partida por botão, câmera de ré, carregador de celular sem fio e pintura em dois tons.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

A Drive Turbo CVT sai por R$ 98.990 e troca apenas o motor em relação à Drive 1.3 CVT. Seus opcionais são o Pack Connect (+R$ 3.150) e o Pack Plus II (+R$ 6.740), composto por rodas de 17 polegadas escurecidas, assentos e volante em couro, banco traseiro bipartido, chave presencial com partida remota, partida por botão, pintura bicolor e aletas para trocas de marcha (paddle shift).

Fiat Pulse Audace Turbo CVT

A Audace Turbo CVT é tabelada em R$ 107.990. Além dos itens da Drive, ela agrega carregador sem fio para celular, chave presencial com partida remota, partida por botão, volante em couro, banco traseiro bipartido, aletas para trocas de marcha e câmera de ré com linhas adaptativas. A variação conta ainda com espelho interno antiofuscante, sensores de chuva e de luminosidade, rodas aro 16″ diamantadas, alerta de mudança de faixa, acionamento automático do farol alto e frenagem autônoma de emergência (em velocidades de até 30 km/h). Em opção, há o Pack Design (+R$ 5.200), formado por bancos em couro, pintura bicolor e rodas diamantadas de 17 polegadas; e o Pack ConnectMe (+R$ 3.650), com o sistema ConnectMe, o navegador e a central com visor de 10,1″.

Fiat Pulse Audace Turbo CVT

A opção mais recheada é a Impetus Turbo CVT, tabelada em R$ 115.990. Além dos itens da Audace, ela acrescenta visor de 7″ no quadro de instrumentos, navegador por GPS, retrovisores com rebatimento elétrico e luz de cortesia e faróis de neblina dianteiros com iluminação diagonal. Há também sensor de obstáculos dianteiros, tapetes em carpete, teto bicolor, rodas aro 17″ diamantadas, central multimídia com visor de 10,1″ e volante com regulagem de profundidade. O único opcional é o sistema ConnectMe (+R$ 2.650).

FIAT PULSE
Drive 1.3 MT – R$ 79.990
Drive 1.3 CVT – R$ 89.990
Drive 1.0 Turbo CVT – R$ 98.990
Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 107.990
Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 115.990

Fiat Pulse Impetus Turbo CVT

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s