Great Wall Ora R1 é um dos elétricos vendidos na China
O desembarque da Great Wall no Brasil acontecerá ainda em 2022, como a marca havia antecipado (leia aqui), mesmo com a fábrica de Iracemápolis (SP) passando por obras de expansão previstas para serem concluídas em 2023 (leia aqui). A novidade é que a chinesa desembarcará por aqui já com híbridos e elétricos em sua gama. A informação foi revelada pelo diretor de relações externas e governamentais da marca, Pedro Betancour, ao site Automotive Business.
Logicamente, a primeira leva de veículos eletrificados será trazida da China. No entanto, Betancur garante que a tecnologia também será empregada nos veículos nacionais, fazendo parte do aporte de R$ 4 bilhões da matriz na fábrica paulista. “A estratégia global da Great Wall está baseada na inovação constante, e no Brasil não será diferente. Portanto, não teremos produtos tropicalizados, que são destinados só ao Brasil. Vamos oferecer aqui o que temos de melhor lá fora. Por isso é natural que tenhamos híbridos e elétricos”, revela o executivo. Ele não adianta, porém, quais produtos virão, tampouco os segmentos de atuação.
Outra novidade é a antecipação das vendas. Inicialmente, falava-se no lançamento de veículos durante o segundo semestre de 2022, mas Betancourt informa que a gama estreia ainda na primeira metade, provavelmente no segundo trimestre. Já a nacionalização ainda dependerá dos trâmites burocráticos brasileiros, haja vista que as habilitações da fábrica não passam da Mercedes para a Great Wall.