Em novo teste de colisão, Latin NCAP rebaixa nota do Toyota Yaris


O protocolo mais exigente do Latin NCAP (leia aqui e aqui) rebaixou mais uma nota. Dessa vez, a “vítima” foi o Toyota Yaris, que recebeu a classificação final de uma estrela após ser submetido a um novo ensaio, ante as quatro que havia conquistado em 2019 (leia aqui). O compacto foi avaliado na mesma rodada que o Suzuki Baleno, indisponível no Brasil e que zerou a pontuação.

Em um ensaio com maior nível de exigência e diferenças na classificação final, o Yaris obteve os seguintes percentuais de segurança: 41,43% em proteção de adultos; 63,85% na proteção infantil; 61,63% para pedestres e “similares”; e 41,86% em sistemas de assistência. De acordo com a entidade, a pontuação final de uma estrela pode ser justificada por vários fatores. A começar pela falta de airbags laterais e de cortina, diferentemente do que acontece em outras localidades, como na Malásia. Vale lembrar que o Latin NCAP avalia a versão de entrada dos modelos e que o Yaris vendido na região tem duas origens: Brasil e Tailândia. A classificação é válida para os veículos de ambos os locais.

Além da falta das bolsas infláveis, o relatório aponta que o compacto tem estrutura do habitáculo e área dos pés consideradas instáveis, como já havia sido apontado em 2019. Outras críticas foram feitas ao aviso de cinto do carona, que não detectou a presença do passageiro da frente, e a abertura da porta no teste de impacto lateral, que teria reprovado o Yaris no teste UN95, exigido na Europa, por exemplo. O Latin NCAP afirma que esse fato cria sério risco de ejeção do passageiro. Além disso, a entidade critica a estratégia da Toyota do México, que decidiu oferecer menos itens de segurança no modelo, baixando sua classificação em todo o continente.

O NOVO PROTOCOLO

O Latin NCAP anunciou a aplicação de um novo protocolo de simulações em 2019 (leia aqui), alinhando o padrão de notas ao da Europa e o nível de exigência ao de países desenvolvidos, o que incluiria o famoso “teste do alce”. Sua aplicação acabou adiada devido à pandemia (leia aqui), mas começou a ocorrer no fim do ano passado. Desde então, os resultados têm sido “surpreendentes”.

Antes do Yaris, outros modelos foram também rebaixados com o novo protocolo. Aconteceu com Kia Picanto (leia aqui), Ford Ka (leia aqui), Hyundai HB20 (leia aqui) e Renault Duster (leia aqui), os dois últimos com produção nacional, enquanto o segundo também era feito por aqui até janeiro.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s