A Honda deu início à campanha de lançamento da nova geração do City no Brasil, novidades previstas pelo ALL THE CARS em janeiro (leia aqui e aqui). Com dois teasers, a marca confirmou a renovação do sedã e a chegada da inédita variação hatchback, que indiretamente ocupará a faixa do Fit como opção de acesso da marca por aqui. A apresentação oficial da dupla está marcada para o dia 23 de novembro.
Como já era especulado – e até confirmado oficialmente, aliás (leia aqui) -, a Honda mudará sua estratégia para o Brasil, reduzindo a gama. Na prática, isso se reflete na chegada dos novos City. A japonesa fará versões recheadas da dupla, garantindo itens como faróis Full LED e Lane Watch, a câmera no retrovisor direito que ajuda em mudanças de faixa, oferecida no HR-V. Com isso, pretende conquistar dois públicos que ficarão órfãos em breve: os donos de Civic e Fit (leia aqui).
Sem dúvida, a missão mais árdua é a do sedã. Com construção e acabamento mais simples, o compacto tentará ocupar parte da faixa deixada pelo Civic, como tentam fazer os rivais Chevrolet Onix Plus (Cruze) e Volkswagen Virtus (Jetta). No caso do inédito hatch, a meta também é ousada: atrair os proprietários do versátil Fit. Com ele, porém, a Honda poderá atuar pela primeira vez no segmento disputado por Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo, ainda que a tendência seja a de brigar mais diretamente com VW Polo e Toyota Yaris.
A serem montados em Itirapina (SP), os City ainda são cercados de mistério. Acredita-se, todavia, que ambos serão movidos pelo 1.5 16v Flex. Atualmente, ele entrega 115/116 cv e 15,1/15,3 kgfm (gasolina/etanol), mas uma “injeção de ânimo” deve ser feita nos números. Lá fora, há a opção de um 1.0 Turbo de 122 cv e 17,6 kgfm (leia aqui), o que colocaria a dupla alinhada à tendência atual do mercado. Logicamente, a transmissão automática será padrão nos modelos mais caros. Hoje, a caixa manual está disponível apenas na versão de acesso de Fit e City.
Para dar uma ideia de preço, é importante lembrar que o Fit parte de R$ 76.100, enquanto o City começa em R$ 76.500. Considerando-se o impacto da renovação – e do ineditismo, no caso do hatch – e o posicionamento dos rivais, ambos devem começar em algo na faixa de R$ 80.000 a R$ 85.000, chegando aos R$ 110.000.