Volkswagen injeta R$ 7 bi na AL para Polo Track e sucessores de Gol e Saveiro


A Volkswagen anunciou um investimento de R$ 7 bilhões nas operações da América Latina até 2026. Em nota, a gigante alemã informou que os recursos serão aplicados a partir de 2022, contemplando várias frentes. Mercadologicamente, a mais significativa delas é a a viabilização de uma nova família de veículos de entrada, o que significa substitutos para os atuais Gol, Saveiro e até Voyage, todos construídos sobre a plataforma modular MQB. O primeiro a ganhar as ruas será o Polo Track, antecipado anteriormente (leia aqui) e agora confirmado expressamente, inclusive com a divulgação da foto acima.

Ao confirmar o Polo Track, a VW revela que ele será o primeiro modelo da nova família, estando previsto para 2023. Até lá, portanto, a família Gol permanece como está, apenas se adequando às normas ambientais. Os substitutos da gama atual devem chegar aos poucos, mas não se sabe ainda se os batismos serão mantidos ou não. A expectativa é que a gama tenha hatch, SUV e picape, ao menos. O sedã é um pouco mais incerto, haja vista que o Virtus poderia preencher todo o espaço do segmento atual.

VW Polo Track em imagem clareada

Não fica claro, inclusive, se o Polo Track será o sucessor direto do Gol ou se ocupará uma faixa diferente do mercado. Pela imagem divulgada pela VW, nota-se que seu visual será diferente do adotado pelo Polo, inclusive com relação ao modelo reestilizado na Europa (leia aqui). O modelo da foto tem faróis menores e grade maior que os do hatch, contando ainda com para-choque exclusivo.

VW Polo reestilizado na Europa

O INVESTIMENTO

A nova injeção de capital da VW havia sido adiantada pelo comandante da empresa para a Américas do Sul, Pablo Di Si (leia aqui). Em maio, o executivo revelou que a montadora faria um novo aporte na região, mas que o anúncio dependeria de alguns acertos, ocorrendo apenas quando o CEO global Ralf Brandstätter estivesse no País. Com o montante, a expectativa é que sejam viabilizadas também as atualizações de praticamente todos os modelos à venda na região, inclusive novidades recentes como Taos e Nivus.

O POLO TRACK

A existência do Polo Track foi revelada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau) em fevereiro de 2019 (leia aqui). Na ocasião, a entidade comunicou aos trabalhadores que havia fechado um novo acordo com a montadora, o que garantiria a montagem local de um inédito SUV. Também foram confirmadas a produção de versões do Polo e a preferência pela fábrica da cidade caso a VW decidisse por renovar Gol e Voyage. Em setembro de 2020 (leia aqui), o mesmo Sindmetau veio a público anunciar um novo acerto da empresa alemã, reforçando os termos anteriores e agora descrevendo o produto como “Polo Track”, uma exclusividade sua. De quebra, a unidade compartilharia com São Bernardo do Campo (SP) a responsabilidade de montar unidades do Polo “comum”.

A NOVA FAMÍLIA

Ao falar em uma “nova família de carros compactos para o segmento de entrada”, a Volkswagen não precisou mencionar Gol, Saveiro e Voyage para entendermos que se trata do futuro do trio. Com o Polo Track, talvez a marca supra a necessidade de ter um SUV de acesso ou substitua de vez o antigo campeão de vendas do Brasil. A expectativa, porém, é que a gama conte de fato com um hatch pequeno, o mencionado crossover e também uma picape, que poderia ser derivada da Tarok – e, dessa forma, não necessariamente ser um veículo de entrada. Como dito acima, o futuro do Voyage é o mais incerto. Com a queda na demanda do segmento, faria mais sentido a VW apostar em versões simplificadas do Virtus em vez de injetar recursos no desenvolvimento de um produto específico para isso.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s