Quatro depois de ganhar nova geração (leia aqui), o A8 passa agora por uma atualização de meia vida para ficar ainda mais refinado. A fim de bater principalmente o recente Mercedes Classe S (leia aqui), o sedã premium recebe novidades externas e internas, destacando-se a oferta de mais itens de tecnológicos. Na China, ele passa a contar ainda com a opção Horch, que homenageia o fundador da Audi com seu batismo e faz frente à Maybach.
Por fora, as mudanças são mais significativas na dianteira, onde os faróis trapezoidais dão lugar a conjuntos mais recortados, em “L”, acompanhando o padrão dos últimos Audi, e dotados de 1,3 milhão de microespelhos, em uma tecnologia batizada de Digital Matrix LED. O mesmo se pode dizer das molduras laterais do para-choque e da grade hexagonal, que adota bordas menos pontiagudas e grelha diferenciada. As laterais praticamente não mudam, enquanto a traseira exibe lanternas em OLED com nova distribuição interna e para-choque revisto.
O habitáculo muda menos, mas também muda. A central multimídia passa a ser a MIB3, mais veloz e com diferentes funcionalidades, entre elas a conexão carro-infraestruturas (V2X). Além disso, os passageiros do banco traseiro podem contar com duas telas de 10,1 polegadas de alta resolução (Full HD). Entre os itens disponíveis, há banco traseiro com função massagem (18 bolsas pneumáticas), console central posterior com mesa dobrável integrada e aparelho de som Bang&Olufsen com 23 alto-falantes e 1.920 watts. O modelo mantém a oferta de carrocerias “normal” e alongada, com 5,19 e 5,30 metros de comprimento, respectivamente. Este último pode ser equipado ainda com frigobar e taças.
As opções de motorização são as mesmas e variam de acordo. A diesel, há um 3.0 de 286 cv (50 TDI), enquanto as opções a gasolina são o 3.0 de 340 cv (55 TFSI), 4.0 V8 de 460 cv (60 TFSI) e 6.0 W12 de 571 cv (S8). Todos saem com tração integral Quattro e câmbio automático de oito marchas. O híbrido 60 TFSIe mantém o 3.0 apoiado por um propulsor elétrico, mas agora totaliza 462 cv (+13 cv) e conta com bateria de 17,9 kWh.
Na China, há ainda a opção Horch, com 5,43 m de comprimento, pintura externa em dois tons, grade específica e o emblema da versão. O interior conta com revestimento com costuras “diamante”, tapetes aveludados, entre outros detalhes.