Vendas: Outubro apresenta recuperação, mas acumulado segue em queda


As vendas de automóveis e comerciais leves apresentaram recuperação ao longo de outubro, com 150.079 emplacamentos. O volume é 5,44% superior a setembro, quando o País registrou a pior quantia mensal de 2021 (leia aqui), mostrando que o mercado ainda é duramente afetado pela falta de semicondutores, que prejudica o abastecimento de veículos. Dessa forma, o acumulado soma 1.619.905 licenciamentos, o que representa uma alta tímida de 7,72% sobre o mesmo período de 2020. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os números são reflexo direto da escassez de componentes, em especial os microchips, que prejudica a produção local e a importação. Prova disso é que o mercado apresenta quantias bem inferiores às do mesmo período do ano passado, quando o País ainda se recuperava do impacto direto causado pela pandemia de Covid-19. Em outubro do ano passado, por exemplo, foram licenciados 205.217 automóveis e comerciais leves, o que mostra que em 2021 houve queda de 26,87%. É um percentual bastante expressivo, especialmente em relação às perspectivas que a Fenabrave tinha em relação a esse ano, que deveria ser de franca recuperação.

Por ora, as projeções da Fenabrave seguem as mesmas de setembro, revistas para baixo. A previsão é de avançar 4,8%, comercializando 2,16 milhões de veículos, entre leves e pesados. Entre janeiro e outubro, a indústria soma 1,74 milhão.

Para conferir as vendas mensais, acesse abaixo:
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s