Daimler vende ações da Renault


The Daimler logo is seen before the Daimler annual shareholder meeting in Berlin, Germany, April 5, 2018. REUTERS/Hannibal Hanschke//File Photo[Foto: Hannibal Hanschke]

A Daimler começou a se desfazer das ações das parceiras Renault e Nissan. Segundo a agência Reuters, a controladora da Mercedes-Benz iniciou a oferta de 9,2 milhões de ativos, que representam 3,1% do total da montadora francesa, por um valor em torno de € 316 milhões (R$ 2 bilhões). Os papéis foram destinados a “investidores institucionais”.

O movimento feito pela Daimler é considerado normal pelo mercado. A Renault já havia vendido ações da alemã em março (leia aqui), sendo seguida pela aliada Nissan (leia aqui). As companhias informam que a ação ajuda a fazer caixa e não significa o fim da parceria técnica entre as empresas. Afinal, recentemente foi apresentado, por exemplo, o renovado furgão Mercedes Citan (leia aqui), derivado da última geração do Kangoo (leia aqui).

Ainda assim, há quem diga, nos bastidores do âmbito corporativo, que a relação entre Daimler e Renault-Nissan não está em seu melhor momento. Parcerias há 11 anos (leia aqui), elas viram a união estremecer principalmente em 2018, com a prisão de Carlos Ghosn, então comandante da aliança franco-japonesa. Além disso, alguns projetos não tiveram o resultado esperado, como o da picape Classe X (leia aqui), derivada da Frontier, e a possibilidade de uso compartilhado de uma fábrica no México. Vale ressaltar que o motor 1.3 Turbo usado por Renault Captur e Mercedes Classe A foi resultado da parceria entre as gigantes.

Apesar de vender as ações da Renault, por ora a Daimler mantém sua participação societária na Nissan.

[ Fonte: Reuters ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s