Hyundai Seven
Com a demanda cada vez maior por SUVs e a obrigatoriedade de eletrificar motores, fica claro que a união destas duas características é o que vai ditar o caminho da indústria automobilística por algum tempo. E, como de praxe no ramo, as montadoras seguem tentando prever o futuro e acertar na receita que levará à melhor combinação – sempre considerando, claro, que é o consumidor quem define quem “vence”. Não por acaso, Kia e Hyundai agora apresentam suas próprias receitas: o EV9 e o Seven, respectivamente. Eles aparecem no Salão de Los Angeles.
Hyundai Seven
Ao se observarem os dois conceitos, notam-se algumas semelhanças. Ambos têm estilo “caixote”, ainda que o Hyundai tenha para-brisa mais curvo, grande área envidraçada e portas traseiras com abertura tipo suicida, que facilita o acesso ao habitáculo em conjunto com a ausência das colunas B. Para reforçar a personalidade de cada marca, os painéis da carroceria diferem bastante. No Kia, nota-se a ligação com o elétrico de produção EV6 (leia aqui), enquanto o Seven remete aos modelos da família Ioniq – ele deve se chamar Ioniq 7.
Kia EV9
Logicamente, ambos têm soluções ousadas e específicas de design. No Hyundai, o destaque fica para a tampa traseira envidraçada, ladeada pelos elementos luminosos. No EV9, chamam atenção as lanternas em formato irregular e os faróis com componentes separados incrustados no para-choque. O interior de cada um, claro, segue as diferentes filosofias de cada marca, mas também recorre à receita clássica dos conceitos de usar soluções visuais e de acabamento futuristas.
Kia EV9
Na mecânica, ambos compartilham a plataforma modular de elétricos E-GMP, do Grupo Hyundai, que também dá base aos citados EV6 e Ioniq 5. Ambos têm entre-eixos diferentes, com 3,20 metros no Seven e 3,10 m no EV9. A Kia divulga outras medidas de seu conceito (4,93 m de comprimento, 2,055 m de largura e 1,70 m de altura) e a autonomia média: 480 km por carga. Já a Hyundai não menciona detalhes de porte, também revelando apenas o percurso estimado com 100% das baterias.
A dupla deve ganhar as ruas em dois anos.
Hyundai Seven
Kia EV9