Kia detalha conteúdo do Stonic


A Kia divulgou a lista de itens do Stonic, apresentado há um mês (leia aqui), fazendo a estreia da marca entre os SUVs e compactos e caracterizando-se como seu primeiro veículo eletrificado por aqui. Ele conta com um sistema híbrido leve (MHEV), que ajuda a reduzir consumo e emissões, ainda que não tenha a complexidade de um conjunto como o do Toyota Corolla, por exemplo. O crossover chega por R$ 149.990, tendo apenas a pintura (metálica ou perolizada), como opcional.

Oferecido na versão SX, o Stonic sai de fábrica com seis airbags, ar condicionado eletrônico digital, direção elétrica, luzes diurnas (DRL) e de neblina em LED, rodas de 17 polegadas diamantadas e central multimídia com tela de 8″ e integração Apple CarPlay e Android Auto. Há também chave presencial com partida por botão, sensores de pressão dos pneus e de luminosidade, freios a disco nas quatro rodas, auxílio de partida em rampa, câmera de ré e sensores de obstáculos traseiros. Para completar, aparecem também retrovisores com rebatimento elétrico, rack, controlador e limitador de velocidade e kit de reparo para pneus furados. A gama de tons tem seis opções: o sólido branco Claro; os metálicos (+R$ 2.500) amarelo Superior, azul Esportivo, cinza Perene e vermelho Alerta; e o perolizado (+R$ 2.500) preto Aurora. O acabamento em dois tons, com teto em amarelo, preto ou vermelho, tem seis combinações e sai por R$ 4.300.

Kia Stonic lançado na Europa (2020) [Foto ilustrativa]

Em porte, o Stonic fica perto de rivais como Peugeot 208 e Volkswagen T-Cross. O Kia mede 4,140 metros de comprimento, 1,760 m de largura, 1,520 m de altura e 2,580 m de entre-eixos, com 325 litros no porta-malas e 1.256 kg em ordem de marcha. O VW possui respectivos 4,199 m, 1,760 m, 1,598 m, 2,651 m, 373 l e 1.241 kg. Já o Peugeot conta com 4,159 m, 1,739 m, 1,583 m, 2,542 m e 1.222 kg.

Como informado anteriormente, o Stonic terá um sistema híbrido leve acoplado ao motor 1.0 12v a gasolina, podendo operar nos mapas Eco, Normal e Sport. O propulsor a combustão entrega 118 cv (6.000 rpm) e 17,1 kgfm (4.000 rpm). O motor elétrico ajuda a ampliar os números para 120 cv e 20,4 kgfm (2.000-3.500 rpm). Ele está acoplado à transmissão de dupla embreagem (DCT) e sete marchas, auxiliando em situações como arranque e velocidade de cruzeiro: no modo “velejar”, o 1.0 é desligado, mantendo apenas o auxiliar para seguir o ritmo. A média de consumo homologada é de 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Seu tanque comporta 45 litros.

O Stonic tem garantia total, incluindo o sistema MHEV e a bateria de 48 volts, de cinco anos.

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