Como anunciado em maio (leia aqui), a Land Rover retoma agora a produção do Range Rover Evoque em Itatiaia (RJ). O retorno do crossover à fábrica brasileira ajuda a dar volume à planta, já responsável também por abastecer o Discovery Sport no mercado local. No entanto, o conteúdo nacional ainda é considerado baixo, realidade que a marca britânica pretende mudar no futuro.
Montado no Brasil em sua primeira linhagem (leia aqui), o Evoque volta a ser feito na unidade fluminense após mais de dois anos (leia aqui). Em seu retorno, o crossover mantém apenas 10% dos componentes com origem tupiniquim. Segundo a empresa, ele desembarca com o monobloco já pronto e pintado, cabendo à linha de Itatiaia montar o conjunto motriz, a parte elétrica e demais componentes. A Land Rover informa que bancos, rodas, pneus, bateria e outras peças menores são de origem brasileira. Ainda que o conteúdo aumente, porém, os processos mais complexos continuarão sendo realizados no exterior.
O lado positivo dessa “dependência” externa é a capacidade de adaptar as unidades locais às tecnologias estrangeiras. Dessa forma, híbridos e elétricos poderiam ser feitos em Itatiaia sem necessidade de alterações complexas. Sua viabilidade, contudo, “depende do mercado”, segundo a Land Rover. Os únicos híbridos nacionais, Corolla e Corolla Cross, por exemplo, também têm conjuntos motrizes importados do Japão pela Toyota.
Em operação desde 2016 (leia aqui), a fábrica da Land Rover em Itatiaia foi planejada em acordo com o então regime Inovar-Auto, que prometia a não incidência de impostos para empresas que investissem na indústria nacional. O complexo, porém, nunca alcançou o volume esperado e ainda tem boa parte do espaço desativada. Chegou-se a cogitar a montagem também de produtos da Jaguar, mas o projeto logo foi descartado. Das plantas premium abertas na época, apenas ela e a da BMW em Araquari (SC) seguem operando. No início desse ano, a Mercedes vendeu a unidade de Iracemápolis (SP) à chinesa Great Wall, enquanto a Audi desativou novamente sua área no complexo da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).