F1: Morre Sir Frank Williams, aos 79 anos


Morre Frank Williams, fundador da equipe Williams, ícone da Fórmula-1

Fundador de uma das equipes mais bem-sucedidas da história da Fórmula 1, que leva seu sobrenome, Frank Williams faleceu neste domingo (28), aos 79 anos. Ele deu entrada em um hospital no Reino Unido na sexta-feira (26), morrendo dois dias depois, de causas não reveladas. Em nota, a equipe que criou e vendeu em 2020 (leia aqui) comunicou que ele estava acompanhado dos familiares no momento e que deixou este mundo “pacificamente”.

Sir Frank Williams foi piloto das Fórmulas 2 e 3, mas sonhava em chegar à principal categoria do automobilismo mundial. Em 1977, após vender a organização chamada Frank Williams Racing Cars a Walter Wolf, fundaria a Williams Grand Prix. Ele trazia consigo Patrick Head, outro nome forte da história da Fórmula 1, dando início à trajetória de umas mais icônicas construtoras de veículos da história da competição. A primeira vitória viria com Clay Regazzoni em 1979, quando a escuderia terminou a disputa no segundo lugar.

Morre Frank Williams, fundador de uma das maiores escuderias da Fórmula 1 |  fórmula 1 | geWilliams com Nelson Piquet

Em 1980, a Williams conquistaria os títulos de equipes e de pilotos, com Alan Jones, renovando o troféu dos construtores no ano seguinte, com Nelson Piquet, da Brabham, levando o caneco entre os corredores. A escuderia voltaria a vencer entre seus pares nos anos de 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997, totalizando nove campeonatos de equipes. Já nos pilotos, após Jones em 1980, viriam outros seis títulos: 1982 (Keke Rosberg), 1987 (Nelson Piquet), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve). Foram também 114 vitórias e 313 pódios em 768 GPs até o momento.

Com 34 anos de atuação, ainda que nos últimos anos tenha se afastado das pistas, Frank Williams teve a vida marcada por um grave acidente de carro, em 1986. Os médicos chegaram a recomendar o desligamento dos aparelhos, algo prontamente negado pela esposa Virginia. Ele se recuperaria, mas jamais deixaria a cadeira de rodas, ficando tetraplégico, com alguns movimentos corporais. Em 1994, outra tragédia afetaria sua vida: a morte de Ayrton Senna guiando um carro da Williams, sonho do brasileiro, naquela que seria apenas a terceira corrida do tricampeão pela equipe inglesa.

Frank Williams morre aos 79 anos - Grupo A HoraWilliams e Senna

Nomeado cavaleiro britânico pela Rainha Elizabeth em 1999, Frank Williams deixa três filhos, Jonathan, Jaime e Claire, que dirigia a equipe desde 2013, quando o fundador começou a se afastar das funções após a morte de sua esposa.

Último brasileiro na Williams, Massa recorda passagem e lamenta: "Frank vai  fazer muita falta" | fórmula 1 | geWilliams tinha boa relação com brasileiros, como Felipe Massa

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s