A Nissan anunciou seu novo plano estratégico de eletrificação, chamado Ambition 2030, em sucessão ao projeto Next, apresentado em junho do ano passado (leia aqui). Com o programa anterior já em fase final de implementação, quando o foco era reorganizar operações, encerrar atividades deficitárias e revisar o sistema produtivo em nível global, agora a meta é deixar a linha ecologicamente correta. Nos próximos cinco anos, a marca japonesa promete lançar 23 veículos eletrificados, dos quais 15 serão puramente elétricos, inclusive uma picape. O objetivo é ter metade da gama global formada por modelos “zero emissões” até 2030.
Nissan Surf-Out
Nissan Surf-Out
Segundo a Nissan, serão investidos US$ 17,7 bilhões ao longo dos próximos cinco anos para viabilizar os lançamentos. Entre os 15 elétricos, a marca garante que a base de “inspiração” serão quatro conceitos apresentados juntos do plano. O Surf-Out é uma picape de cabine simples, equipada com dois motores e focada em terrenos mais acidentados. Ela poderia originar um modelo posicionado acima da Frontier, para fazer frente a modelos como GMC Hummer e Ford F-150 Lightning.
Nissan Chill-Out
O Chill-Out é uma leitura de crossover elétrico, dotado de quatro motores, um para cada roda, fazendo dele um modelo de tração integral. Segundo a Nissan, sua plataforma é a CMF-EV, que serve de base ao Airya, já oferecido lá fora. O Hang-Out é também um 4×4, mas com um jeitão mais campeiro e interior customizável. Para completar, o Max-Out é um conversível de baixo peso que antecipa os esportivos.
Nissan Max-Out
Segundo a Nissan, a renovação da gama é apenas parte do projeto. Com o Ambition, a marca também focará no desenvolvimento de sistemas mais eficientes e de baterias livres de cobalto. Em 2024, terá uma fábrica piloto de baterias em estado sólido na cidade japonesa de Yokohama, com planos de aplicá-las em veículos de produção a partir de 2028. Estas células teriam acelerar o processo de recarga em um terço do tempo que se leva hoje, tendo ainda potencial para serem menos custosas.
Até 2030, a Nissan indica que 50% da gama da divisão premium Infiniti será elétrica em nível global. Já sua marca principal terá metas diferentes para cada região: 75% do total na Europa em cinco anos; 40% em China e Estados unidos.
Nissan Hang-Out
Nissan Hang-Out