Audi voltará a produzir no Brasil em 2022; Q3 e Q3 Sportback serão feitos no Paraná


Encerrada em dezembro do ano passado (leia aqui), a produção de veículos da Audi no Brasil será retomada em 2022. A confirmação foi feita pelo CEO da marca, Johannes Roscheck, em visita ao País. Ao lado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o executivo informou que a empresa voltará a montar automóveis na unidade de São José dos Pinhais (PR), onde é feito atualmente apenas o Volkswagen T-Cross. Lá serão fabricados o Q3 e o Q3 Sportback.

A retomada de operações da Audi no Brasil vinha sendo avaliada há meses (leia aqui). A viabilidade do projeto, contudo, dependeria de acordos com o governo para a obtenção dos valores que deveriam ter sido creditados pelo cumprimento de regras do regime Inovar-Auto, em vigor entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2017. Oficialmente, a marca indicava que os entraves eram outros, relacionados à flutuação cambial e às condições do mercado interno.

Burocracias à parte, confirmam-se agora os planos de retomada com certo detalhamento. Além de revelar que os nacionalizados serão o Q3 e seu irmão Q3 Sportback, a Audi também informou que a dupla feita no Paraná terá motor 2.0 Turbo a gasolina de 231 cv e 34,6 kgfm, câmbio automático de oito marchas e tração integral Quattro, tecnologia inédita nos modelos da marca produzidos por aqui. O programa de fabricação prevê a importação de peças e outras partes maiores da Hungria, com a montagem ficando a cargo de São José dos Pinhais.

Aproveitando a visita ao Brasil, Roscheck também anunciou a criação de uma rede de recarga para elétricos em parceria com os concessionários. Quase todas as autorizadas da Audi no País terão um ponto de reposição rápida, com potência de 150 kW, suficiente para recarregar as baterias do SUV E-Tron de 0% a 100% em menos de 25 minutos. O projeto será viabilizado com o aporte conjunto de mais de R$ 20 milhões, que serão aplicados a partir de 2022.

“TERCEIRA FASE”

A nova operação industrial da Audi marca uma “terceira fase” da empresa como produtora de veículos no Brasil. A empresa estreou por aqui em 1999, montando a primeira geração do hatch A3 na mesma fábrica paranaense, resultado de um investimento conjunto com a Volkswagen para a montagem do Golf. A atividade foi interrompida em 2006.

Em 2012, quando o Inovar-Auto foi anunciado (leia aqui), impondo a adição de 30 pontos percentuais ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas que não investissem em inovação no País, a Audi decidiu voltar a fabricar veículos, aproveitando-se da continuidade da fábrica paranaense (leia aqui e aqui). A retomada aconteceu em 2015 (leia aqui), com a terceira geração do A3, na carroceria sedã (leia aqui), que se tornou o único modelo com motor Flex já produzido pela marca das quatro argolas. No ano seguinte (leia aqui), foi a vez do Q3 ser nacionalizado, assim permanecendo até 2019 (leia aqui).

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s