O Latin NCAP voltou a divulgar resultados de seus ensaios de segurança veicular com modelos vendidos na região, apresentando desempenhos impactantes. Sob protocolo mais rígido (leia aqui), a entidade avaliou cinco modelos. O único feito na América do Sul foi o Peugeot 208, que alcançou duas estrelas. Já os coreanos Kia Sportage e Hyundai Tucson, ambos ainda sem trocar de geração e em configurações diferentes das oferecidas no Brasil, registraram zero estrelas. A mesma nota foi concedida para Hyundai Accent e Great Wall Wingle 5, indisponíveis por aqui.
O resultado que mais interessa, pela popularidade, é sem dúvidas o do 208. Segundo o Latin NCAP, o hatch obteve 51,53% na proteção de adultos; 54,92% na infantil e 54,13% para pedestres; conquistando ainda 55,81% nos itens de segurança. O cômputo geral foi positivo no primeiro quesito, mas a entidade considerou que a carroceria é instável e pode não suportar impactos em velocidades acima de 64 km/h, como na situação do teste de colisão. Por falta de airbags de cortina, não foi realizado o ensaio de impacto contra postes.
O ponto mais negativo, porém, ficou para a segurança infantil. Além de não haver botão para desativar o airbag do carona, quando há necessidade de uso de cadeirinha neste assento, o encosto do banco traseiro se desprendeu na batida frontal e oferecendo riscos à cabeça do boneco que simula uma criança de três anos. Segundo o Latin NCAP, a Peugeot já teria feito as correções necessárias para este problema. A entidade também ofereceu à montadora a realização de testes com versões mais equipadas, mas a marca declinou da proposta.
No caso do Tucson, é válido o teste apenas para países que comercializam o modelo importado da Coreia do Sul, equipado somente com airbag duplo frontal. O similar brasileiro é exclusivo para consumo interno e tem seis bolsas infláveis. A nota do SUV asiático foi ruim justamente pela escassez de itens de segurança, incluindo a falta de cinto de três pontos para o banco central posterior. Ele tampouco apresenta controle de estabilidade (ESP). A situação é semelhante à do Sportage, que é oferecido em configuração mais espartana em alguns países da América Latina.
Por fim, Accent e Wingle 5 também zeraram suas notas. No caso do sedã da Hyundai, é oferecido apenas airbag para o motorista – embora o Latin NCAP tenha ressaltado que o acréscimo da bolsa inflável não mudaria a nota. Já a picape da Great Wall é igualmente carente de itens de segurança.