ATUALIZAÇÃO [21/12/2021] A Fiat confirmou o preço de R$ 84.990.
ORIGINAL [20/12/2021] A Fiat confirmou o fim da produção do Uno no Brasil, após 37 anos de mercado – considerando-se o longevo antecessor, posteriormente vendido como Mille. Para marcar sua saída, a empresa criou a série especial Ciao, limitada a 250 exemplares. A edição exclusiva ainda não teve os preços divulgados.
Para se diferenciar das demais versões, a Ciao tem carroceria pintada na cor cinza Silverstone, com teto, retrovisores e spoiler pretos. As laterais exibem rodas de liga leve de 14 polegadas e um adesivo específico na base das portas, com a frase “La Storia di una Leggenda” (“A História de uma Lenda”, em italiano). Já na traseira aparece o emblema estreado pela segunda geração, com o fundo nas cores da bandeira da Itália.
O habitáculo também traz diferenciais, com padrão de revestimento mais escuro em contraste com tons claros nas portas e uma faixa central cinza no painel. À direita fica a plaqueta que identifica o número da unidade em questão. Na lista de itens, além do apoio de braço para o motorista e dos bancos com revestimento único, há ar condicionado, direção hidráulica, aparelho de som com USB e Bluetooth, porta-objetos no teto com espelho convexo extra, vidros e travas elétricos, entre outros.
A Fiat nada fala sobre o motor, mas o Uno vinha sendo comercializado exclusivamente com o 1.0 8v Fire de 73/75 cv, com câmbio manual de cinco marchas. Até então, a única versão era a Attractive, tabelada nesse mês em R$ 68.490.
BELA TRAJETÓRIA
A história do Uno no Brasil é quase a mesma da Fiat: em certo momento, o modelo virou sinônimo da marca, sendo comum que um proprietário dissesse “ter um Fiat” para se referir ao compacto. Ele chegou ao País em 1984, sucedendo o 147 nas linhas de montagem de Betim (MG). De lá para cá, foram várias reformas feitas no projeto original, descontinuado no fim de 2013 (leia aqui). A segunda geração estreou um pouco antes, em 2010 (leia aqui), também passando por mudanças ao longo do tempo.
Em 37 anos, as duas gerações do Uno somaram 4.379.356 unidades produzidas em Betim. Nesse período, o hatch teve versões icônicas, como a 1.5R, que estreou em 1987, e a Mille, que marcou a chegada do primeiro motor 1.0 ao mercado nacional, em 1990. Em 1994, surgiu o Uno Turbo, que também marcou época (leia aqui). Posteriormente, a Fiat passaria a vendê-lo como Mille e ainda desenvolveria um substituto local para usar seu batismo quando a obrigatoriedade do uso de airbags e freios antitravamento (ABS), em 2014, forçasse o compacto original a sair de cena.
Ciao, Uno!