Os rumores de incursão do Grupo Volkswagen na Fórmula 1 datam da década passada (leia aqui e aqui), mas, após as reuniões recentes (leia aqui), a gigante alemã deve, enfim, entrar na mais importante categoria do automobilismo mundial. Segundo a revista Autocar, a Audi será a representante do conglomerado na competição. O CEO da empresa, Markus Duesmann, teria enviado uma carta formal ao então presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, informando que a marca estava “perto do fim da linha” em suas discussões internas sobre o assunto, caminhando para um final feliz. O anúncio oficial deve acontecer no início de 2022.
A entrada da VW na F1 vinha sendo avaliada há algum tempo, mas uma questão era determinante para o aval da cúpula: reduzir a complexidade dos motores, algo que as escuderias presentes atualmente na categoria, de certa forma, também buscavam. Com o “ok” da Mercedes, a última a “resistir” à mudança (leia aqui), ficou mais atraente para os germânicos de Wolfsburg investirem em um time próprio. Nas reuniões recentes, representantes de Audi e Porsche se fizeram presentes, mas esta última deve permanecer na Fórmula E, categoria abandonada pela marca das quatro argolas (leia aqui).
Audi deixou a Fórmula E (acima)
A redução da complexidade do motor pode ser traduzida como a remoção da unidade MGU-H, que aproveita os gases de escape para reduzir o turbolag e aumentar a potência. Ele é considerado o componente mais caro da unidade de potência e um dos trunfos da Mercedes para seus propulsores “imbatíveis”. Por isso, a decisão dos alemães de Stuttgart de abrir mão do equipamento era tão importante. Além disso, Audi e Porsche mencionaram alguns pontos que seriam importantes, como o foco em combustíveis sustentáveis e maior assistência de eletricidade no conjunto motriz.
Segundo a Autocar, a cata de Duesmann a Todt diz que ainda falta o aval do conselho do Grupo Volkswagen. No entanto, há otimismo da direção da Audi nesse sentido. “Graças aos seus esforços [Todt], estamos perto da ‘linha de chegada’. Recentemente, vimos outro marco ser alcançado – o primeiro esboço do regulamento técnico, esportivo e financeiro … Acreditamos que ele contém soluções satisfatórias para todos os objetivos. Estamos ansiosos para trabalhar com você e sua equipe, para concluir este importante processo e para confirmar nossa inscrição na Fórmula 1 no início do próximo ano”, diz parte do texto.
Não há uma posição de bastidores a respeito da Porsche, mas é pouco provável que a VW vá permitir que suas duas controladas briguem entre si na F1. Com relação à Audi, ventila-se a possibilidade de a marca ser “apenas” fornecedora de motores, embora a opção mais interessante seja, provavelmente, ter a escuderia e também entregar propulsores a parceiros, ajudando a reduzir custos.
De todo modo, a incursão de alguma marca da Volkswagen na Fórmula 1 só deve acontecer a partir de 2026.
[ Fonte: Autocar ]