Fiat retira Doblò e Grand Siena de tabela; versões com motor 1.8 também saem


A virada de ano “obrigou” a Fiat a realizar mudanças na gama brasileira. Com a entrada em vigor do plano Proconve L7, com níveis de emissões mais baixos, a marca precisou retirar alguns modelos de linha. Sem alarde, ela não apresenta mais em seus site e tabela os modelos Doblò e Grand Siena. Além disso, versões de veículos como Toro, Argo e Cronos, equipadas com o motor 1.8 16v E.torQ, também saíram de cena. Para completar, o hatch Mobi não exibe mais o acabamento Easy em seu configurador, neste caso uma opção mercadológica da montadora.

A Fiat já havia admitido que modelos equipados com o 1.8 seriam descontinuados, devido ao motor não atender às novas normas de emissões e ruídos. Para a marca, já não era interessante investir em adaptações sobre um propulsor mais antigo, especialmente com a nacionalização recente dos 1.0 e 1.3 Turbo Flex, que devem substituí-lo gradativamente em alguns modelos.

Nos casos de Grand Siena, equipado com propulsores 1.0 e 1.4, e Doblò, sempre 1.8, a marca optou por dar fim à dupla, já com projetos antigos. O sedã surgiu em 2012 para ser uma opção mais refinada ao Siena e perdeu espaço com a chegada do Cronos. Este, aliás, deve ganhar uma variação de acesso para preencher a lacuna do “antecessor”. Já o utilitário sai de cena após 20 anos de Brasil, levando junto o ressurgido Cargo (leia aqui). Há rumores de que um sucessor pode chegar no futuro, com produção argentina (leia aqui).

Nos demais modelos equipados com o 1.8 16v, a marca prepara uma readequação. Argo e Cronos, por exemplo, passarão a ter opção do câmbio CVT no motor 1.3, como no Pulse (leia aqui), para ocupar o espaço deixado pelas versões com caixa automática. Por ora, o 1.0 Turbo ainda não está garantido para a dupla, mas o sedã tende a ganhar uma variação com o 1.0 6v aspirado para tentar conquistar os “órgãos” do Grand Siena. Na Toro, nada deve mudar, haja vista que a picape já usa o 1.3 Turbo (leia aqui).

Para completar, o Mobi perdeu a opção de entrada Easy, única equipada sem ar condicionado e direção hidráulica. Permanecem em oferta as variações Like (R$ 59.190) e Trekking (R$ 62.290), ambas equipadas com o veterano 1.0 8v Fire.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s