Polestar quer superar Porsche


Conceito Percept adianta formas do Polestar 5

A marca Polestar, da Volvo, anunciou planos ambiciosos para um futuro em curto e médio prazos. De acordo com a nova estratégia de produto da empresa, a meta é ultrapassar a Porsche em vendas até 2025, sendo uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo quando isso ocorrer. Segundo o site Autoblog, o projeto dos suecos menciona expressamente os rivais alemães, apontando-os como referência.

Polestar Percept

No plano da Polestar, o objetivo é fechar 2025 com 290 mil veículos negociados em todo o mundo, ante os 29 mil de 2021 – ou seja: 10 vezes mais. O volume seria superior ao recorde histórico da Porsche, aferido em 2019, quando 280.800 carros da empresa alemã foram emplacados em nível global. Trata-se de uma meta no mínimo ousada, considerando-se que a companhia atua hoje em 18 países (leia aqui).

Polestar 2

Para expandir os volumes, a Polestar terá de aumentar sua gama. E o crescimento da linha começará com o Polestar 3, um crossover de cinco lugares que atuará em uma faixa próxima da do Porsche Cayenne. Ele chega no fim de 2022, oferecendo apenas propulsão elétrica, com autonomia estimada em 600 km por recarga. O Polestar 4 terá motorização parecida, mas será lançado somente em 2023. Ele mira o Macan. Antes do fim de 2024, é a vez do Polestar 5, derivado do conceito Percept, que apontará as armas para o Taycan.

Segundo o Autoblog, o projeto da Polestar fala em “perseguir os níveis da Porsche em desempenho, design e inovação”. Como parte do plano, a empresa desenvolve um sistema elétrico exclusivo, que não a faça depender de terceiros para fornecimento de propulsão. Chamado “P10”, o conjunto motriz entrega até 612 cv (450 kW) na configuração com dois motores. Ele será exclusivo da divisão mais refinada, o que significa que marcas como Volvo, Geely, Lotus, Lynk&Co e Proton, todas sob o mesmo guarda-chuva, não terão acesso ao equipamento.

Polestar 2

Partes envolvidas com o projeto mencionam que a Polestar pretende aplicar o novo sistema elétrico em vários produtos, com diferentes configurações. Já seu sistema de baterias poderá ter entre 400 e 800 volts, adaptando-se à realidade de cada região, e estará apto a fornecer energia para residências. As células terão 80% da carga reposta em 20 minutos, em pontos de 103 kWh. Este, sim, será usado por Volvo e Lotus. Por fim, a Polestar terá uma plataforma em alumínio com arquitetura spaceframe, desenvolvida por engenheiros com experiência na Fórmula 1 em uma área de pesquisa e desenvolvimento em Coventry, na Inglaterra.

Até meados de 2021, a Polestar atuava em 10 mercados somente (Alemanha, Bélgica, Canadá, China, Estados Unidos, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Suíça), tendo anunciado sua expansão a mais outras oito nações (Austrália, Áustria, Coreia do Sul, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Nova Zelândia e Singapura). Mas será necessário chegar a outras localidades para elevar os emplacamentos em 2025. Naquele ano, a empresa acredita que 40% de sua demanda estará na Europa, com 30% para a América do Norte e os 30% restantes para a Ásia, deixando claro que a América do Sul não faz parte de seus planos.

[ Fonte: Autoblog ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s