Após mais um processo de concordata (leia aqui), a SsangYong enfim encontrou um comprador. Trata-se de um consórcio liderado pela também coreana Edison Motors, que assume a montadora tradicional por 305 bilhões de uons, equivalente a R$ 1,43 bilhão. O anúncio do acordo põe fim ao processo de negociação, que chegou ao conhecimento do público em outubro passado (leia aqui).
De acordo com o jornal Korean Economic Daily, a corte de concordatas da Coreia do Sul aprovou a proposta da Edison. Agora, a adquirente terá de efetuar a compra e também quitar dívidas junto aos credores. Ao final deste processo, ela terá 95% das ações da SsangYong.
Até o momento, não há informações sobre o futuro da marca. No entanto, representantes da Edison prometeram divulgar um plano estratégico em 1º de março, pontuando para onde pretendem levar a empresa. A compradora tem experiência com ônibus elétricos, mas, em um passado recente, seus executivos afirmaram ter planos de brigar de igual para igual com a Tesla. Seu CEO Kang Young-kwon disse, ao The Korean Herald, que podem ser aplicados valores próximos de 1 trilhão de uons (R$ 4,7 bilhões) na reestruturação da SsangYong, quantia suficiente para dar a ela maior competitividade.
[ Fonte: Korean Economic Daily ]