A primeira geração do Onix, que devolveu a liderança à Chevrolet pela primeira vez desde o Monza (leia aqui e aqui), está próxima de deixar o mercado em definitivo. Agora vendida como Joy (leia aqui), ela será descontinuada nos próximos dias, assim como seu sedã Joy Plus, anteriormente chamado Prisma (leia aqui). A expectativa é que ambos sejam descontinuados por aqui até o final de janeiro.
Ao Jornal do Carro, a Chevrolet informou, por nota, que o fim da dupla se deve à mudança nas preferências do mercado. “Desde o lançamento do Novo Onix e Onix Plus, a empresa vem registrando uma intensa migração dos consumidores para versões mais tecnológicas e equipadas destes modelos”, indica a montadora. O fim, porém, acontece apenas no mercado nacional: como o Toyota Etios (leia aqui), a dupla seguirá em produção para exportação.
Apesar do discurso oficial, há dois pontos que “forçam” a saída de Joy e Joy Plus. O principal é a legislação ambiental: com o plano de emissões Proconve L7, a dupla teria de passar por mudanças para adequar o veterano 1.0 8v às normas. Nos países vizinhos, a exigência nesse sentido é menor. De quebra, a própria Chevrolet reconhece que a diminuição no volume de produção dos compactos ajudará a abrir espaço em São Caetano do Sul (SP) para a produção da nova Montana (leia aqui).
[ Fonte: Jornal do Carro ]