O icônico Passat, já falecido Brasil (leia aqui), está dando adeus ao mercado europeu. Lançado por lá em 1973, o sedã sai de cena sem deixar um substituto direto, por enquanto. No entanto, espera-se que uma variação elétrica seja oficializada pela Volkswagen em 2023. Até lá, seu espaço vai sendo ocupado pelo Arteon e pela Passat Variant, que permanece em oferta.
De acordo com a revista Autocar, as vendas retraídas do sedã pesaram a favor da decisão. O modelo perdeu espaço no mercado, inclusive para os citados Arteon e Variant. Desde o retoque de meia vida, aplicado em 2019 (leia aqui), o sedã emplacou apenas dois terços do que sua irmã perua. E seu volume ainda teria sido preenchido principalmente por frotistas e taxistas. Por isso, a Volkswagen encerrou a montagem do modelo pouco antes do Natal de 2021.
Lançada em 2014, a oitava geração do Passat o deixou ainda mais refinado. No entanto, a crescente procura dos europeus por SUVs e as leis forçando cada vez mais a eletrificação total dos veículos, na Europa, tornaram a vida do sedã mais difícil. Não por acaso, rivais como Citroën C5, Ford Mondeo (leia aqui) e Toyota Avensis também deixaram o mercado do Velho Continente.
O sucessor indireto do Passat está a caminho sob o projeto Aero B (leia aqui). Ele ocupará praticamente a mesma faixa, mas será eletrificado. O design será mais arrojado, perdendo o jeitão de sedã tradicional, adotando uma traseira bem curta. O motivo do terceiro volume diminuto é melhorar a aerodinâmica e ampliar o espaço devido à alocação das baterias, como já faz, por exemplo, a Mercedes com os elétricos EQS (leia aqui) e EQE (leia aqui).
VW Aero B [Foto: Autocar.co.uk]
[ Fonte: Autocar ]