A Aston Martin fez um duplo comunicado nessa sexta-feira (14). A escuderia britânica foi a primeira a confirmar a data de apresentação de seu segundo monoposto, o AMR22, que será utilizado na temporada 2022 da Fórmula 1. Ela também revelou o novo de seu novo chefe de equipe, Mike Krack, que substitui o recentemente dispensado Otmar Szafnauer.
Em uma nota curta, a Aston Martin informou que seu novo carro será apresentado virtualmente em 10 de fevereiro, diretamente da sede de Gaydon, no Reino Unido. Como de praxe, o monoposto a ser exibido terá o desenho básico e a pintura definitiva para a temporada, mas elementos específicos e “secretos” só serão mostrados na pré-temporada. O AMR22, sabemos, será guiado por Sebastian Vettel e Lance Stroll.
Krack assume chefia técnica
Já a direção da escuderia ficará a cargo de Mike Krack, como dito acima. Com mais de 20 anos de automobilismo e tendo atuado com Vettel na BMW-Sauber entre 2006 e 2007, ele chefiava a divisão de competição da BMW desde 2014, trazendo experiência de categorias como Fórmula E, GT e IMSA, a endurance americana. Antes disso, também atuou na Porsche, quando a marca disputava a categoria LMP1 do Mundial de Endurance (WEC).
Já Szafnauer deixa a Aston Martin após apenas uma temporada no time verde. No entanto, ele trabalhava na escuderia há 12 anos, quando ainda se chamava Force India, tendo comandado também a equipe Racing Point. Sob sua direção, foram três quartos lugares: em 2016 e 17 pelos asiáticos e em 2020, já com os carros rosa. No entanto, a decepcionante sétima colocação em 2021 provavelmente pesou por sua saída.
Szafnauer deixa organização após 12 anos