Ainda que não confirme oficialmente, a Hyundai tende a abandonar o motor 1.6 16v Flex no Brasil. Devido às normas de emissões L7 do Proconve, o propulsor será descontinuado. Atualmente, ele equipa somente o aventureiro HB20X e a primeira geração do Creta, que também será descontinuada.
O fim do motor 1.6 Gamma já era esperado desde que a Hyundai anunciou a nacionalização de propulsores, sem incluí-lo nos planos (leia aqui e aqui). Em setembro de 2021 (leia aqui), ele foi trocado pelo 1.0 Turbo em HB20 e HB20S. Agora, falta apenas o aventureiro HB20X, que ainda está na linha 2021/22, outra evidência da substituição iminente.
Já a primeira geração do Creta, vendida na versão única Action, sairá de cena pelo fim do 1.6. Com as boas vendas da segunda linhagem, ela já não é mais essencial na gama. Além disso, aplicar o 1.0 Turbo aproximaria demais os preços para o novo SUV.
As alterações devem ocorrer na fábrica até 1º de fevereiro, quando as novas normas entram em vigor.