Renault Master 2023 chega por R$ 187.600


O início do ano começou agitado na Renault. Depois de reestilizar o Kwid (leia aqui), a marca oficializa a chegada da linha 2023 do Master também com novidades. O furgão recebe visual atualizado, motor mais potente e econômico e equipamentos inéditos, reforçando a posição no segmento, do qual é líder há oito anos – ele foi lançado por aqui em 2013 (leia aqui). Os preços começam em R$ 187.600, chegando a R$ 281.300.

As novidades estéticas do Master se concentram na dianteira, como visto na Europa (leia aqui). Ali, o utilitário muda por completo, adotando capô mais horizontal para reduzir os riscos em atropelamentos, faróis também horizontais com luzes diurnas em LED seguindo a identidade recente da marca e para-choque totalmente revisto. Ele traz iluminação de neblina mais próxima do centro do veículo e grade com o padrão recente da Renault, abrigando também o logotipo.

Não há fotos do interior, mas a montadora aponta que o Master ganha volante revisto com comandos do controlador de velocidade integrados e alavanca de câmbio atualizada com acabamento em preto brilhante. Há também computador de bordo com visor TFT de 3,5 polegadas e opção de central multimídia com tela de 7″. O aparelho tem integração Apple CarPlay e Android Auto e pode receber sinal de TV Digital.

A lista de itens apresenta ainda boas novidades em termos de segurança. A Renault afirma serem de série controles de tração (TCS) e estabilidade (ESP) com controle adaptativo de carga (LAC) – que modifica os parâmetros de acordo com o peso total -, auxílio de partida em rampas (HSA) e assistente de tração de reboque (TSM), que ajuda a controlar veículos rebocados em situação de instabilidade. Também há auxílio de frenagem de urgência (AFU), estabilizador de vento lateral (CWS), sistema anti-capotamento (RMI) e aderência prolongada em partida (EGD), que ajuda na tração em pisos de baixa aderência.

O motor utilizado é o mesmo 2.3 16v Turbodiesel de antes, porém com mudanças. O sistema de injeção trabalha em maior pressão (agora 2.000 bar, ante 1.600 bar) e a bomba de óleo altera a atuação de acordo com o regime do propulsor. Ele recebe ainda cabeçote revisto, coletor de admissão redesenhado, atualização na refrigeração da válvula de recirculação de gases (EGR) e componentes internos com materiais de menor atrito, como pistões e anéis. Agora, o motor entrega 136 cv (+6 cv) a 3.500 rpm, com 36,7 kgfm (+5,1 kgfm) a 1.500 rpm. A Renault informa ainda que ele faz médias de 10,4 km/l em ciclo urbano e reduz o gasto em até 24% no combinado, graças também ao uso de AdBlue/Arla 32.

O Master chega ao mercado em quatro variações. A Chassis-Cabine traz apenas a parte frontal, como o nome sugere, deixando o espaço traseiro apto a receber quaisquer implementos, com baús e caçambas, com volumes de até 18 m³ e carga máxima de 1.740 kg. Ele tem de fábrica itens como computador de bordo, direção eletro-hidráulica com ajuste de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, ESP, TCS, ar quente, assento do condutor com regulagens de altura e profundidade e vidros e travas elétricos, além dos equipamentos de segurança acima citados.

O tradicional Furgão chega com três opções de entre-eixos, de 3,182 a 4,332 metros, e duas variações de altura do teto. A capacidade é de até 1.522 kg, variando entre 8 m³ (L1H1) e 13 m³ (L3H2). A lista de itens é similar à do modelo Chassis, mas agrega ar condicionado e iluminação no compartimento de carga. Logo acima, aparece o modelo Vitré, que acrescenta janelas laterais e saídas de ar traseiras, para clientes que buscam customizar a porção posterior.

O modelo mais caro é o Minibus Executive, já apto para o transporte de passageiros. Ele conta com 16 lugares (motorista + 15 passageiros), ar condicionado com dutos laterais, bancos reclináveis em até 29 graus, iluminação de leitura individual e tacógrafo digital. O pacote opcional tem central multimídia com tela de 7″, câmera de ré, sensores de obstáculos traseiros, controlador e limitador de velocidade e faróis de neblina. Ele está disponível também para o modelo Chassi, que inclui ar condicionado. O climatizador, na variação mais simples, pode ser pedido em separado.

RENAULT MASTER 2023
Chassi 2.3 – R$ 187.600
Furgão L1H1 2.3 – R$ 207.900
Furgão Gran L2H2 2.3 – R$ 216.000
Furgão Extra L3H2 2.3 – R$ 221.000
Vitré 2.3 – R$ 225.600
Minibus Executive 2.3 – R$ 281.300

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s