A Mercedes-Benz já deixou claro que pretende enxugar a linha de produtos (leia aqui) e não fará qualquer esforço para continuar a produzir peruas (leia aqui). Nesse sentido – e focando nos elétricos -, a marca teria traçado outra meta: cortar a oferta de modelos no segmento “de entrada” do mercado premium. Isso, segundo o site espanhol Motor, faria com que o Classe A Sedan fosse uma das vítimas, permanecendo no mercado por apenas uma geração (leia aqui).
Criado para rivalizar com o bem-sucedido Audi A3 Sedan, o Classe A Sedan nunca conseguiu de fato bater de frente com o rival. E o principal motivo é a competição interna. A Mercedes já dispunha de um sedã de acesso, o CLA (leia aqui), com um perfil mais esportivo, adequado justamente ao público-alvo. A criação do A Sedan até fez sentido na China, onde surgiu com uma variação de carroceria alongada (leia aqui), por ser um mercado ávido por três-volumes. Na Europa, principalmente, e no restante do mundo, a canibalização foi inevitável.
Apesar do fim iminente do Classe A Sedan, que ainda ganhará uma reestilização antes de deixar o mercado, a Mercedes continuará investindo no CLA como seu sedã de acesso. Contudo, outros modelos devem desaparecer no futuro, entre elas a CLA Shooting Brake.
Mercedes-Benz CLA
[ Fonte: Motor.es ]