O mundo dá voltas, especialmente no ramo automotivo. Descontinuado em 2016 (leia aqui), o Fiat Scudo está de volta à Europa. Na época, ele foi substituído pelo Talento (leia aqui), fornecido pela Renault, após o fim parcial do acordo mantido com a PSA. Agora com a fusão entre italianos e franceses, o utilitário volta, derivado outra vez de Citroën Jumpy e Peugeot Expert – e que originaram Opel Vivaro e Toyota Proace.
Seguindo a receita de sempre, o Scudo tem o mesmo perfil dos irmãos franceses. Contudo, ele apresenta dianteira própria: os faróis têm o mesmo formato dos do Jumpy, mas com distribuição interna diferente; a grade adota o padrão da Fiat; e o para-choque recebe detalhes exclusivos. No restante, nada muda, apenas a troca de logotipos já esperada.
Como nos irmãos, o Scudo terá variações movidas a combustão (gasolina e diesel) e eletricidade (136 cv) e também uma opção para o transporte de passageiros chamada Ulysse, que resgata o batismo de uma antiga minivan da Fiat. Nos outros derivados, a carroceria destinada a levar pessoas também troca de nome: Citroën SpaceTourer, Peugeot Traveller, Opel Zafira Life e Toyota Proace Verso.