O Salão do Automóvel de São Paulo teve anunciada sua realização em 2022 (leia aqui). Ele acontecerá entre 6 e 14 de agosto, novamente na capital paulista. O local será bem diferente: o Autódromo Internacional José Carlos Pace, conhecido como Interlagos. A promessa é de uma experiência distinta da vista nas edições passadas. Até o momento, seis montadoras confirmaram presença.
Organizadora do Salão, a Reed Exhibitions Alcântara Machado ainda não oficializou as novidades, mas consta no Diário Oficial de São Paulo (SP) como requerente de reserva de Interlagos entre 2 e 15 agosto, com margem para a montagem e desmontagem das estruturas. Além do local diferenciado, a expectativa é que haja mudanças significativas no evento. Isso porque a empresa realizou uma pesquisa com visitantes em potencial para formatar os pacotes de ingresso. Em alguns, há testes guiados com veículos elétricos, em pista ou em terra, além de realização de ações de marketing e acesso às áreas VIP.
Adiado em 2020 pela desistência de muitas empresas e, em seguida, pela pandemia, o Salão do Automóvel deveria ter sido realizado em 2021. Todavia, novamente por restrições devido à Covid-19, a mostra foi cancelada. Em 2016 e 2018, ele aconteceu no São Paulo Expo, à margem da rodovia Imigrantes. Na última edição, cerca de 750 mil pessoas visitaram o local, mas já eram notadas ausências importantes, como a da Volvo, por mudanças na estratégia de contato com o consumidor.
Antes da pandemia, em 2020, a organização enfrentou uma debandada das montadoras. Empresas como BMW, Chevrolet e Toyota desistiram do evento, alegando altos custos e baixo retorno. Além disso, observava-se uma perda de interesse do público por exposições do tipo em todo o mundo: o consumidor queria estar mais próximo, com experiência “palpável”.