Após a China derrubar a barreira para capital estrangeiro, a Stellantis anunciou que vai ampliar sua participação na joint-venture formada com a Guangzhou Automobile Group (GAC). Em comunicado, o grupo confirmou que já há um movimento de aquisição de ativos, faltando apenas o aval de órgãos governamentais para selar o acerto. Dessa forma, a fatia dos europeus passará de 50% para 75%.
Curiosamente, a empresa chinesa não parece muito feliz com a movimentação dos parceiros comerciais. “A GAC soube pelo site oficial da Stellantis sobre as intenções de ajustar o patrimônio [da joint venture]”, disse a empresa à agência Automotive News. “Esse anúncio não foi aprovado por nós e a GAC lamenta profundamente isso. Em nota, a marca acrescenta que “respeitará as regulações e políticas nacionais” e promoverá o negócio “de acordo com os princípios de confiança mútua”. A Stellantis pretende ampliar a operação da Jeep na China com essa aquisição.
Recentemente, a China, após anos de promessa, derrubou a medida que obrigava empresas estrangeiras a formarem joint-ventures com companhias locais. Após a entrada em vigor da lei, a BMW ampliou sua fatia na Brilliance, enquanto a Mercedes reduziu sua participação na Denza (leia aqui).