O Salão do Automóvel de São Paulo teve sua edição de 2022 confirmada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). E com uma novidade significativa: mudará de batismo, dando fim ao nome que usava desde 1960. A exposição passará a se chamar São Paulo Motor Experience. Ela deve acontecer em agosto, no Autódromo de Interlagos (leia aqui).
A mudança de nome se justifica pelo formato da organização, inspirado na feira de tecnologia CES, realizada em Las Vegas, Estados Unidos, e no Salão de Munique, Alemanha. “Sai de cena o modelo estático e indoor e entra um modelo que oferece uma maior interação do visitante com os produtos em exposição”, explica o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. Ou seja: além dos modelos exibidos, haverá maior interação entre público e expositores.
Este novo formato vem sendo adotado no exterior, como forma de atrair um público mais ávido por experiências. E já era de se esperar sua adoção em São Paulo: os organizadores realizaram uma pesquisa com eventuais interessados em participar do evento – como este que vos escreve -, deixando clara a ideia de alterar significativamente o modus operandi do Salão.
Dentre as opções de pacotes oferecidos na pesquisa, havia opções com testes de veículos elétricos, de automóveis em asfalto e de modelos em pista de lama, além da exibição de provas de arrancada, por exemplo. “O consumidor poderá agendar test drives na pista ou off road por meio do aplicativo do evento. Devemos ter mais de 100 mil testes”, informa o presidente da Anfavea.
O retorno do “Salão” acontece após quatro anos de hiato. O evento de 2020, que já vinha sofrendo com a desistência de montadoras, acabou adiado, também pela pandemia, para 2021. No ano passado, porém, a mostra foi novamente suspensa, devido à Covid-19. Em sua última edição, em 2018, a exposição atraiu cerca de 750 mil pessoas.