Alfa Romeo oficializa SUV Tonale


A Alfa Romeo apresentou seu segundo SUV da história, o Tonale, que surgiu como conceito há três anos (leia aqui). Trata-se de um modelo menor que o Stelvio, para enfrentar modelos como Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. Ele terá um motor a diesel, outro a gasolina e três variações híbridas, que serão oferecidas em diferentes mercados. Infelizmente, o Brasil segue fora da rota da marca.

Visualmente, o Tonale traz muito do que se viu no conceito de 2019. A dianteira tem faróis horizontais compridos formados por três elipses de LED e o cuore sportivo, a abertura de ar triangular tradicional dos Alfa, combinado às entradas generosas do para-choque com grelhas em padrão de losango. As laterais têm vidros com corte que lembram os cupês, enquanto a traseira traz lanternas estilosas unidas por uma faixa central.

O habitáculo lembra outros Alfa, como Stelvio e Giulia, ao adotar difusores laterais circulares e retangulares no centro. O volante é muito parecido com o usado pelos irmãos, embora tenha diferença no raio inferior, e incorpora o botão de partida. A alavanca de câmbio é própria e o quadro de instrumentos digital, com visor de 12,3 polegadas, remete ao grafismo clássico dos produtos da marca (Heritage, mas há as opções Relax e Evolved também). Por fim, sua central multimídia é mais generosa que a do Stelvio, com visor de 10,25″.

A Alfa não falou sobre a origem da plataforma do Tonale, mas é provável que ele compartilhe algo com o Jeep Compass, ainda que as medidas sejam diferentes. Do que se sabe até o momento, o novo SUV tem 4,53 metros de comprimento e 500 litros no porta-malas – um pouco menos nos modelos híbridos plug-in (PHEV). Ele adota suspensões McPherson nos dois eixos, algo não tão comum na indústria, mas que não é inédito na Alfa: o hatch 147, o sedã 156 e o cupê 4C adotaram o arranjo. Vale lembrar que o Jeep Compass usa os mesmos esquemas.

Para os EUA, o Tonale terá um 2.0 Turbo a gasolina de 259 cv com câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas. Na Europa, usará um 1.6 Turbodiesel de 131 cv, com caixa de dupla embreagem e seis relações e tração dianteira. Já a gama híbrida será formada por três opções, que serão oferecidas de acordo com as estratégias individuais de cada mercado.

2023 Alfa Romeo Tonale European spec

Os híbridos “tradicionais” terão um motor 1.5 turbo a gasolina combinado a um propulsor elétrico. No de 130 cv, o auxiliar é mais fraco, mas mantém a rede de 48 volts. Já o de 160 cv tem turbocompressor de geometria variável e um propulsor auxiliar de 20 cv que pode manter o veículo circulando, embora a Alfa não detalhe as condições para que isso ocorra. Para ambos, o câmbio tem dupla embreagem (TCT) e sete marchas.

Por fim, há um híbrido plug-in (PHEV), que pode receber energia externa. Ele é similar ao usado pelo Compass 4xe, unindo o 1.3 Turbo a um elétrico de 136 cv, mas entrega mais potência: 275 cv. No Tonale, o sistema tem tração nas quatro rodas e câmbio automático com conversor de torque e seis velocidades, conjunto que o empurra de zero a 100 km/h em 6,2 segundos. Usando eletricidade, a autonomia combinada é de cerca de 60 km, chegando a 80 km em ciclo urbano, de acordo com dados da própria Alfa Romeo.

2023 Alfa Romeo Tonale Veloce European spec front seating

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