A ofensiva da chinesa BYD no mercado de automóveis do Brasil começou. Após confirmar a vinda do sedã Han (leia aqui) e do SUV Tan (leia aqui), a marca enfim iniciou as vendas deste último por aqui. Movido somente a eletricidade, ele desembarca em versão única por R$ 487.590.
Com desenho moderno e lanternas que lembra os Dodge, o Tan aposta na eletrificação para ganhar mercado. Seu sistema é formado por dois motores, um em cada eixo (245 cv na frente, 272 cv atrás), totalizando 517 cv e 69,4 kgfm. A marca afirma que o SUV vai de zero a 100 km/h em 4,6 segundos, alcançado a máxima de 186 km/h. A bateria Blade tem 86,4 kWh e recarga rápida: é possível elevar o nível de carga de 30% a 80% em 30 minutos em pontos de 110 kW. A autonomia média é de 437 km, sendo 472 km em ciclo urbano e 395 km em rodoviário.
A lista de itens é recheada. Entre os equipamentos em destaque, há teto solar panorâmico, bancos elétricos com ventilação e aquecimento, quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e central multimídia com visor de 15,6″, entre outros. Os primeiros compradores ainda ganharão um carregador do tipo Wallbox de 7,2 kWh. A marca tenta seduzir os clientes também pela garantia: cinco anos ou 500 mil quilômetros para o carro e oito anos sem limite de quilometragem para a bateria.
A BYD terá um ponto de exposição do veículo e vendas no Shopping JK, em São Paulo (SP), até 8 de abril. O local será gerido pelo grupo Eurobike. Segundo consta, há mais de 500 interessados na aquisição do Tan.