Dispensado pela Haas ao final da temporada 2020 da Fórmula 1 (leia aqui e aqui), Kevin Magnussen está de volta à equipe norte-americana. O dinamarquês substitui Nikita Mazepin, que teve o contrato rescindido por consequência das sanções impostas a empresas russas, entre elas a Uralkali, que patrocinava o time e garantia seu assento. Aos 29 anos, o experiente piloto formará dupla com Mick Schumacher.
A escolha por Magnussen surpreendeu, de certa forma, o circo da F1. Os nomes mais fortes nos bastidores eram os de Nico Hulkenberg e Antonio Giovinazzi, correndo por fora o promissor Oscar Piastri e o reserva Pietro Fittipaldi. O nome do dinamarquês sequer era mencionado. “Estávamos procurando um piloto que pudesse trazer valor ao time, além de experiência na Fórmula 1, então [escolher] Kevin era uma decisão certa”, disse o chefe da equipe, Guenther Steiner.
Fittipaldi seguirá no teste de pré-temporada no Bahrein
A parte mais surpreendente é que o site oficial da Fórmula 1 indica que as partes firmaram um acordo “de múltiplos anos”, o que significa que Magnussen permanece na Haas até no mínimo o final de 2023. Mas o trabalho começa já nesta semana, na pré-temporada no Bahrein. A equipe teve um problema com o envio do carro para o país asiático e só iniciará os testes na parte da tarde de amanhã (10), ainda com Fittipaldi no volante. Nos outros dois dias, Schumacher e Magnussen assumirão os carros.
Com o acerto de Magnussen, o grid da F1 2022 fica assim:
RED BULL RACING
#1 Max Verstappen (HOL)
#11 Sergio Perez (MEX)
MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING)
#63 George Russell (ING)
FERRARI
#55 Carlos Sainz (ESP)
#16 Charles Leclerc (FRA)
MCLAREN-MERCEDES
#4 Lando Norris (ING)
#3 Daniel Ricciardo (AUS)
ALPINE-RENAULT
#14 Fernando Alonso (ESP)
#31 Esteban Ocon (FRA)
ALPHATAURI-RED BULL
#10 Pierre Gasly (FRA)
#22 Yuki Tsunoda (JAP)
ASTON MARTIN-MERCEDES
#5 Sebastian Vetttel (ALE)
#19 Lance Stroll (CAN)
WILLIAMS-MERCEDES
#6 Nicholas Latifi (CAN)
#23 Alexander Albon (TAI)
ALFA ROMEO-FERRARI
#77 Valtteri Bottas (FIN)
#24 Guanyu Zhou (CHN)
HAAS-FERRARI
#47 Mick Schumacher (ALE)
#20 Kevin Magnussen (DIN)