Volkswagen oficializa van elétrica ID Buzz


A Kombi está de volta! Quer dizer, não na prática, mas espiritualmente. A Volkswagen apresentou a van ID Buzz (leia aqui), inspirada na Velha Senhora, seguindo a receita do New Beetle com o velho Fusca. Desta vez, porém, o modelo nostálgico é movido a eletricidade, seguindo a tendência europeia de banir os veículos a combustão. A novidade estreia no Velho Continente apenas no último trimestre, mas as vendas começam nas próximas semanas. É bastante provável que ela seja importada para cá no futuro.

A inspiração da ID Buzz na Kombi pode ser vista em diversos elementos, a começar pela pintura saia-e-blusa com separação sinuosa na dianteira, lembrando a geração “corujinha”. Nas laterais, as colunas A foram avançadas e criaram um grande vigia, em alusão ao quebra-vento da original. Já nas colunas D, há apliques que remetem às aberturas de refrigeração da Velha Senhora. Atrás, apenas o logotipo avantajado faz a ponte com o passado. No interior, a nova van traz elementos vistos nos demais modelos da família elétrica ID, como a combinação de cores vibrantes (opcional), o quadro de instrumentos diminuto e a central multimídia com tela flutuante.

Por ora, a ID Buzz será vendida com um único padrão de medida. São 4,712 metros de comprimento, 2,988 m de entre-eixos e 1,985 m de largura, com a altura variando entre 1,937 e 1,938 m. A variação para passageiros leva até cinco pessoas, com 1.121 litros no bagageiro. Já o modelo de carga transporta dois ou três na dianteira e até 3,9 metros cúbicos (cm³) de carga e possibilidade de levar paletes com medidas europeias. Em 2023, haverá uma variação alongada, elevando a área para até sete bancos. Para comparação, o Chevrolet Spin tem 4,41 m de comprimento e leva 710 litros quando ocupada por até cinco pessoas.

Neste primeiro momento, há somente um motor à disposição. Já usado por outros elétricos da VW, ele entrega 204 cv e leva a Buzz até os 145 km/h. A bateria possui capacidade útil de 77 kWh (82 kWh brutos), o que, segundo a marca, garante autonomia próxima dos 500 km – o número, porém, ainda não foi homologado. As células são fornecidas pela LG Chem e prometem ser um pouco mais velozes do que as atuais da família ID no que diz respeito ao tempo de recarga.

A ID Buzz estreia ainda outras funções na família. A primeira é o sistema Plug&Charge, que inicia a reposição de energia apenas com a ligação por cabos entre o eletroposto e a bateria, bastando que seja feito um cadastro prévio com cartão de crédito para cobranças. Diferentes companhias que gerenciam pontos de recarga, como BP e EON, já fazem parte da plataforma. A outra é o sistema bidirecional, que permite que a Buzz envie energia. A VW exemplifica a função como a van sendo um depósito de excesso de eletricidade captada por painéis solares durante o dia. À noite, o carro “devolve” para a rede doméstica a energia que não seria aproveitada.

De início, a ID Buzz estará disponível apenas na versão Pro, com itens como faróis em LED, ar condicionado de duas zonas e rodas de 19 polegadas. Em opção, aros 20″, central multimídia com navegador, bancos dianteiros com aquecimento, auxílio de baliza e faróis em LED Matrix. Posteriormente, chegará a variação de acesso Pure, com lista de equipamentos a ser anunciada.

Por seu caráter “emocional”, é bastante provável que a ID Buzz seja vendida no Brasil, especialmente para atrair consumidores até as lojas da VW.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s