Como prometido, a Aston Martin passa a oferecer um novo modelo equipado com o V12 que em breve será aposentado. O doze-cilindros moverá o Vantage em uma série especial, marcando o fim de sua oferta. Ao todo, serão produzidas apenas 333 unidades do esportivo, que começam a ser entregues apenas no segundo trimestre de 2023.
Para mover o Vantage, a Aston Martin recalibrou o 5.2 V12 para entregar nada menos que 700 cv e 76,8 kgfm, o que significa um aumento de 190 cv e 6,9 kgfm em relação ao 4.0 V8 que equipa o esportivo “original” (leia aqui). Com o doze-cilindros, ele vai de zero a 96 km/h em 3,4 segundos, com máxima de 322 km/h. O câmbio é automático de oito marchas, com diferencial traseiro dotado de deslizamento limitado (LSD).
Além do motor, o V12 Vantage tem outras novidades. A carroceria foi alargada em quatro centímetros, para abrigar os pneus mais largos e os freios de carbono-cerâmica. Com isso, a suspensão pneumática foi revista, ganhando molas mais rígidas. Para ajudar a baixar o peso, há vários componentes em fibra de carbono, como para-choques, saias laterais, capô e tampa do porta-malas.
Outras novidades, que ajudam tanto na mecânica quanto no visual, também surgem, como a grade 25% maior e o capô com uma abertura generosa, para melhorar a refrigeração. A traseira tem saídas de escape centralizadas, que também diminuem o peso. Por fim, adicionam-se splliters, difusor traseiro, saias e asa, para melhorar a geração de downforce. O conjunto, contudo, pode ser removido caso o proprietário assim deseje.
Por dentro, há mudanças bem menores. As diferenças ficam para os bancos esportivos Sports Plus com couro perfurado, que podem ter estrutura em fibra de carbono (opcional). A divisão Q da Aston Martin oferece ainda alguns componentes para customização.